DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CURRÍCULO: IMPRESSÕES A PARTIR DA BNCC
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101191 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8904 "inscrito_id" => 25614 "titulo" => "DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CURRÍCULO: IMPRESSÕES A PARTIR DA BNCC" "resumo" => "O presente artigo tem a intenção de discorrer acerca da temática divulgação científica frente à mais recente política curricular brasileira. Para isso, questiona-se: o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) diz sobre a Divulgação Científica (DC)? Como ela é tratada e abordada na BNCC? Posto isso, dialogamos com autores de ambos os campos do conhecimento para averiguar as pautas anteriormente elencadas. No campo curricular, Lopes e Macedo (2011) nos incitam a pensar o currículo por um viés discursivo, conceituando, essencialmente, as disputas por significações do que vem a ser currículo. Na área da DC, como aponta Massarani (2012), o modelo de divulgação que vem sendo feito no Brasil está preso ao modelo de déficit, que trata o público como ignorante cientificamente, e que o preenchimento dessa carência levaria a alfabetização científica. Além disso, o estudo da própria BNCC (BRASIL, 2018) é o ponto fulcral de análise neste trabalho. Sendo assim, este texto é produzido sob o modelo de pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e documental. Foi observado que a Base retrata a DC no âmbito das competências, incentivando a produção e uso de materiais, porém não é definido o que se entende por DC e nem de que forma fazê-la. Conclui-se, por fim, que a carência acerca desta discussão ainda é grande, de modo que a DC deixa de ser formalmente acrescida ao currículo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID25614_TB8904_21082023203046.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE FARIAS VIZA" "autor_nome_curto" => "FELIPE VIZA" "autor_email" => "felipefariasvizza@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101191 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8904 "inscrito_id" => 25614 "titulo" => "DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CURRÍCULO: IMPRESSÕES A PARTIR DA BNCC" "resumo" => "O presente artigo tem a intenção de discorrer acerca da temática divulgação científica frente à mais recente política curricular brasileira. Para isso, questiona-se: o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) diz sobre a Divulgação Científica (DC)? Como ela é tratada e abordada na BNCC? Posto isso, dialogamos com autores de ambos os campos do conhecimento para averiguar as pautas anteriormente elencadas. No campo curricular, Lopes e Macedo (2011) nos incitam a pensar o currículo por um viés discursivo, conceituando, essencialmente, as disputas por significações do que vem a ser currículo. Na área da DC, como aponta Massarani (2012), o modelo de divulgação que vem sendo feito no Brasil está preso ao modelo de déficit, que trata o público como ignorante cientificamente, e que o preenchimento dessa carência levaria a alfabetização científica. Além disso, o estudo da própria BNCC (BRASIL, 2018) é o ponto fulcral de análise neste trabalho. Sendo assim, este texto é produzido sob o modelo de pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e documental. Foi observado que a Base retrata a DC no âmbito das competências, incentivando a produção e uso de materiais, porém não é definido o que se entende por DC e nem de que forma fazê-la. Conclui-se, por fim, que a carência acerca desta discussão ainda é grande, de modo que a DC deixa de ser formalmente acrescida ao currículo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID25614_TB8904_21082023203046.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE FARIAS VIZA" "autor_nome_curto" => "FELIPE VIZA" "autor_email" => "felipefariasvizza@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }