UM ENSAIO SOBRE AFETOS E COGNIÇÃO NA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE ANÁLISES DE ALGUNS ACHADOS EMPÍRICOS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101260 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8994 "inscrito_id" => 24500 "titulo" => "UM ENSAIO SOBRE AFETOS E COGNIÇÃO NA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE ANÁLISES DE ALGUNS ACHADOS EMPÍRICOS." "resumo" => "Este trabalho está estruturado como um ensaio a partir de alguns achados empíricos oriundos de pesquisas em Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Cognitiva, especialmente, permitindo a desconstrução de mitos sobre as competências e habilidades próprias da infância. Tais achados indicam que as crianças vão participar ativamente da vida social selecionando e ressignificando traços do mundo cultural dos adultos configurando modelos próprios de ação e comportamentos, de discursos e narrativas incorporadas as suas rotinas culturais. Nas diversas interações sociais que lançam os sujeitos em universos simbólicos complexos configuram-se um conjunto de aprendizagens sociais potencializando processos de desenvolvimento multideterminados. A educação infantil torna-se, potencialmente, o contexto em que professores podem observar a complexidade das mudanças desenvolvimentais já indicando estabilidades e transformações nas trajetórias de vidas das crianças em processo de início de escolarização. Um conjunto de comportamentos sociais são apresentados como modelos prototípicos que caracterizam a cultura dos adultos, ou mesmo de crianças mais velhas ou adolescentes, servindo de eixos ou parâmetros para o reconhecimento social ou como metas para a obtenção de sucesso coletivo no enfrentamento de desafios diários. A aprendizagem de respostas adequadas exigidas por tantas demandas sociais (familiares ou comunitárias, por exemplo) e a entrada nas instituições escolares pautam-se por demonstrações e apresentações de respostas sempre passíveis de julgamentos por parte de outras crianças mais velhas e dos adultos que atuam nestes contextos institucionais. As crianças percebem que fazer uso dos recursos simbólicos (discursivos e comportamentais/atitudinais) partilhados em suas culturas de pares configuram ensaios para a exploração de universos coletivos mais amplos ou extensivos aos limites imediatos do seu entorno, neste instante de ensaios, formado por seus pares de idade. Neste sentido, este trabalho defende a necessidade de tomarmos referências científicas contemporâneas que contribuam para o aprimoramento de práticas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24500_TB8994_19112023203509.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELTON ANDRÉ SILVA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "ELTON CASTRO" "autor_email" => "elton.castro@afogados.ifp" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101260 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8994 "inscrito_id" => 24500 "titulo" => "UM ENSAIO SOBRE AFETOS E COGNIÇÃO NA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE ANÁLISES DE ALGUNS ACHADOS EMPÍRICOS." "resumo" => "Este trabalho está estruturado como um ensaio a partir de alguns achados empíricos oriundos de pesquisas em Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Cognitiva, especialmente, permitindo a desconstrução de mitos sobre as competências e habilidades próprias da infância. Tais achados indicam que as crianças vão participar ativamente da vida social selecionando e ressignificando traços do mundo cultural dos adultos configurando modelos próprios de ação e comportamentos, de discursos e narrativas incorporadas as suas rotinas culturais. Nas diversas interações sociais que lançam os sujeitos em universos simbólicos complexos configuram-se um conjunto de aprendizagens sociais potencializando processos de desenvolvimento multideterminados. A educação infantil torna-se, potencialmente, o contexto em que professores podem observar a complexidade das mudanças desenvolvimentais já indicando estabilidades e transformações nas trajetórias de vidas das crianças em processo de início de escolarização. Um conjunto de comportamentos sociais são apresentados como modelos prototípicos que caracterizam a cultura dos adultos, ou mesmo de crianças mais velhas ou adolescentes, servindo de eixos ou parâmetros para o reconhecimento social ou como metas para a obtenção de sucesso coletivo no enfrentamento de desafios diários. A aprendizagem de respostas adequadas exigidas por tantas demandas sociais (familiares ou comunitárias, por exemplo) e a entrada nas instituições escolares pautam-se por demonstrações e apresentações de respostas sempre passíveis de julgamentos por parte de outras crianças mais velhas e dos adultos que atuam nestes contextos institucionais. As crianças percebem que fazer uso dos recursos simbólicos (discursivos e comportamentais/atitudinais) partilhados em suas culturas de pares configuram ensaios para a exploração de universos coletivos mais amplos ou extensivos aos limites imediatos do seu entorno, neste instante de ensaios, formado por seus pares de idade. Neste sentido, este trabalho defende a necessidade de tomarmos referências científicas contemporâneas que contribuam para o aprimoramento de práticas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24500_TB8994_19112023203509.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELTON ANDRÉ SILVA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "ELTON CASTRO" "autor_email" => "elton.castro@afogados.ifp" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }