USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98627 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5246 "inscrito_id" => 15608 "titulo" => "USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Tendo em vista o intenso processo de evolução tecnológica das sociedades atuais, a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no processo do ensino de Ciências vem se tornando cada vez mais imprescindível na busca por metodologias mais efetivas que visam a autonomia do discente. No presente estudo, objetivou-se avaliar os principais efeitos do uso da plataforma Kahoot na compreensão dos principais conceitos de Citologia, realizados pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e desenvolvidos com as turmas de 1° ano no Centro Estadual de Educação Profissionalizante (CEEP), em Parnaíba – PI. As turmas foram divididas em grupos, e em seguida um dos componentes de cada grupo acessou ao questionário da plataforma através do site, o mesmo consistia em perguntas de múltipla escolha e verdadeiro ou falso, onde a plataforma estabelecia um ranking de pontos, obtendo ao final, um grupo campeão. Com a aplicação dessa metodologia, observou-se um interesse maior dos alunos tanto na cooperação e interação em grupo como com a assimilação dos conteúdos teóricos, pois, a utilização da plataforma norteou a competição saudável, possibilitando assim o desenvolvimento do trabalho em grupo e a autonomia de cada um. A forma de apresentar um questionário de maneira diferente com uma dinâmica incomum foi crucial para despertar o interesse das turmas, evidenciando o importante papel que a utilização de TDICs em sala de aula possuem. Contudo, constatou-se alguns desafios no uso dessas tecnologias, como o acesso à internet e o uso do celular em sala. Entretanto, mesmo com tais dificuldades, é inegável que a utilização das TDICs durante as aulas facilita o aprendizado e atrai a atenção dos alunos, de modo que a sua inserção no ambiente escolar se faz necessária, pois, são ferramentas que contribuem para um processo de aprendizagem mais ativo e engajado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15608_TB5246_10122023181547.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL RODRIGUES MORAES" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "moraesgabriel224@gmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98627 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5246 "inscrito_id" => 15608 "titulo" => "USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Tendo em vista o intenso processo de evolução tecnológica das sociedades atuais, a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no processo do ensino de Ciências vem se tornando cada vez mais imprescindível na busca por metodologias mais efetivas que visam a autonomia do discente. No presente estudo, objetivou-se avaliar os principais efeitos do uso da plataforma Kahoot na compreensão dos principais conceitos de Citologia, realizados pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e desenvolvidos com as turmas de 1° ano no Centro Estadual de Educação Profissionalizante (CEEP), em Parnaíba – PI. As turmas foram divididas em grupos, e em seguida um dos componentes de cada grupo acessou ao questionário da plataforma através do site, o mesmo consistia em perguntas de múltipla escolha e verdadeiro ou falso, onde a plataforma estabelecia um ranking de pontos, obtendo ao final, um grupo campeão. Com a aplicação dessa metodologia, observou-se um interesse maior dos alunos tanto na cooperação e interação em grupo como com a assimilação dos conteúdos teóricos, pois, a utilização da plataforma norteou a competição saudável, possibilitando assim o desenvolvimento do trabalho em grupo e a autonomia de cada um. A forma de apresentar um questionário de maneira diferente com uma dinâmica incomum foi crucial para despertar o interesse das turmas, evidenciando o importante papel que a utilização de TDICs em sala de aula possuem. Contudo, constatou-se alguns desafios no uso dessas tecnologias, como o acesso à internet e o uso do celular em sala. Entretanto, mesmo com tais dificuldades, é inegável que a utilização das TDICs durante as aulas facilita o aprendizado e atrai a atenção dos alunos, de modo que a sua inserção no ambiente escolar se faz necessária, pois, são ferramentas que contribuem para um processo de aprendizagem mais ativo e engajado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15608_TB5246_10122023181547.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL RODRIGUES MORAES" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "moraesgabriel224@gmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }