ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO NOVO ENSINO MÉDIO: A NECESSIDADE DE TRABALHAR TÉCNICAS EM SAÚDE NAS ESCOLAS DA COMUNIDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97718 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4084 "inscrito_id" => 16026 "titulo" => "ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO NOVO ENSINO MÉDIO: A NECESSIDADE DE TRABALHAR TÉCNICAS EM SAÚDE NAS ESCOLAS DA COMUNIDADE" "resumo" => "Compactuando com a precarização da saúde em comunidades por seu difícil acesso, o alto índice de doenças e gravidezes indesejadas, tem-se a necessidade de trabalhar o autocuidado e conhecimentos básicos de saúde com moradores periféricos. Para isso, o surgimento do Novo Ensino Médio pode se tornar uma ferramenta destaque de auxílio por apresentar os seus itinerários formativos, conseguindo conciliá-lo com a problemática ao tratar em sala de aula. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é discutir sobre as melhores formas didáticas a serem praticadas no itinerário formativo de Ciências da Natureza nas trilhas relacionadas à saúde. Com isso, essa pesquisa de caráter descritivo e qualitativo apresenta discussões pela bibliografia acerca não só dos principais métodos higiênicos, mas também artifícios contraceptivos, noções básicas de primeiros socorros e o estudo teórico preventivo de doenças, priorizando a biologia contextual e o feitio educativo, para que professores consigam, da melhor forma possível, formar estas habilidades em seus alunos. Nesse sentido, a análise contextual de artigos e livros permitiram organizar dados que facilitem a atuação do profissional docente nas escolas, disponibilizando técnicas pedagógicas atuais e de fácil acesso, priorizando o discente da educação básica como protagonista do próprio ensino. Portanto, a implantação desses conteúdos na disciplina implica não só no aumento da qualidade educativa dessas escolas, mas também no processo de estudos profiláticos para a diminuição dos surtos de doenças parasitológica, IST’s, a gravidez indesejada, dentre outros. De modo a promover a ascensão da condição de vida, além de guiá-los pelo conhecimento da biologia de forma ativa no ensino, tendo iniciativa em seu autocuidado a partir da aprendizagem à sua fisiologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16026_TB4084_13112023140906.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR SAIVO REGIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Vitor Saivo" "autor_email" => "saivovitor@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97718 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4084 "inscrito_id" => 16026 "titulo" => "ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO NOVO ENSINO MÉDIO: A NECESSIDADE DE TRABALHAR TÉCNICAS EM SAÚDE NAS ESCOLAS DA COMUNIDADE" "resumo" => "Compactuando com a precarização da saúde em comunidades por seu difícil acesso, o alto índice de doenças e gravidezes indesejadas, tem-se a necessidade de trabalhar o autocuidado e conhecimentos básicos de saúde com moradores periféricos. Para isso, o surgimento do Novo Ensino Médio pode se tornar uma ferramenta destaque de auxílio por apresentar os seus itinerários formativos, conseguindo conciliá-lo com a problemática ao tratar em sala de aula. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é discutir sobre as melhores formas didáticas a serem praticadas no itinerário formativo de Ciências da Natureza nas trilhas relacionadas à saúde. Com isso, essa pesquisa de caráter descritivo e qualitativo apresenta discussões pela bibliografia acerca não só dos principais métodos higiênicos, mas também artifícios contraceptivos, noções básicas de primeiros socorros e o estudo teórico preventivo de doenças, priorizando a biologia contextual e o feitio educativo, para que professores consigam, da melhor forma possível, formar estas habilidades em seus alunos. Nesse sentido, a análise contextual de artigos e livros permitiram organizar dados que facilitem a atuação do profissional docente nas escolas, disponibilizando técnicas pedagógicas atuais e de fácil acesso, priorizando o discente da educação básica como protagonista do próprio ensino. Portanto, a implantação desses conteúdos na disciplina implica não só no aumento da qualidade educativa dessas escolas, mas também no processo de estudos profiláticos para a diminuição dos surtos de doenças parasitológica, IST’s, a gravidez indesejada, dentre outros. De modo a promover a ascensão da condição de vida, além de guiá-los pelo conhecimento da biologia de forma ativa no ensino, tendo iniciativa em seu autocuidado a partir da aprendizagem à sua fisiologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16026_TB4084_13112023140906.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR SAIVO REGIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Vitor Saivo" "autor_email" => "saivovitor@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }