UMA VIAGEM AO MUNDO DA MULTIDISCIPLINARIDADE: O ENSINO DE FÍSICA EM UM CENÁRIO MODIFICADO PELA PANDEMIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99076 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5837 "inscrito_id" => 16412 "titulo" => "UMA VIAGEM AO MUNDO DA MULTIDISCIPLINARIDADE: O ENSINO DE FÍSICA EM UM CENÁRIO MODIFICADO PELA PANDEMIA" "resumo" => "A pandemia mudou completamente a realidade do cenário de aprendizagem dos estudantes. O professor é mediador entre o antigo e o novo ensino, entre a sala de aula e um ambiente não-escolar, depois de um bom tempo isolados de tudo e de todos, porém, necessitando continuar seus estudos por uma tela de celular, computador ou televisão, e agora, voltando novamente ao convívio social. Este jovem ativo, dinâmico, que precisa socializar para desenvolver habilidades sócio emocionais, chegando na escola um tanto quanto desmotivado, precisam reestabelecer as emoções, o entusiasmo e capacidade de acreditar que são capazes de superar esse trauma e voltarem a buscar os seus propósitos, retomar os seus Projetos de Vida. A Multidisciplinaridade é uma abordagem na educação que visa integrar diversas disciplinas em um único tópico. No ensino de física, isso significa incorporar conhecimentos de outras áreas como matemática, química e biologia para tornar o ensino mais eficaz e interdisciplinar. “As disciplinas devem ser didaticamente solidárias, buscando entre si, interações que proporcionem uma compreensão mais ampla da realidade”. (RCB. Ensino Médio, 26). A Multidisciplinaridade no ensino de física permite que os alunos entendam como os conceitos físicos se relacionam com outras disciplinas e como podem ser aplicados no mundo real. Além disso, essa abordagem ajuda a transmitir conceitos de física de forma mais atraente, visto que envolve ilustrações práticas, experimentos e aplicações práticas. Também é importante ressaltar que a Multidisciplinaridade no ensino de física pode ajudar a preparar os alunos para o mercado de trabalho, visto que muitas profissões exigem a combinação de várias disciplinas, inclusive a física. Portanto, essa abordagem pode ajudar a desenvolver habilidades que serão úteis para uma variedade de campos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16412_TB5837_21062023090210.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ AILTON FERREIRA FIDELIS" "autor_nome_curto" => "AILTON FERREIRA" "autor_email" => "jffidelis123@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99076 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5837 "inscrito_id" => 16412 "titulo" => "UMA VIAGEM AO MUNDO DA MULTIDISCIPLINARIDADE: O ENSINO DE FÍSICA EM UM CENÁRIO MODIFICADO PELA PANDEMIA" "resumo" => "A pandemia mudou completamente a realidade do cenário de aprendizagem dos estudantes. O professor é mediador entre o antigo e o novo ensino, entre a sala de aula e um ambiente não-escolar, depois de um bom tempo isolados de tudo e de todos, porém, necessitando continuar seus estudos por uma tela de celular, computador ou televisão, e agora, voltando novamente ao convívio social. Este jovem ativo, dinâmico, que precisa socializar para desenvolver habilidades sócio emocionais, chegando na escola um tanto quanto desmotivado, precisam reestabelecer as emoções, o entusiasmo e capacidade de acreditar que são capazes de superar esse trauma e voltarem a buscar os seus propósitos, retomar os seus Projetos de Vida. A Multidisciplinaridade é uma abordagem na educação que visa integrar diversas disciplinas em um único tópico. No ensino de física, isso significa incorporar conhecimentos de outras áreas como matemática, química e biologia para tornar o ensino mais eficaz e interdisciplinar. “As disciplinas devem ser didaticamente solidárias, buscando entre si, interações que proporcionem uma compreensão mais ampla da realidade”. (RCB. Ensino Médio, 26). A Multidisciplinaridade no ensino de física permite que os alunos entendam como os conceitos físicos se relacionam com outras disciplinas e como podem ser aplicados no mundo real. Além disso, essa abordagem ajuda a transmitir conceitos de física de forma mais atraente, visto que envolve ilustrações práticas, experimentos e aplicações práticas. Também é importante ressaltar que a Multidisciplinaridade no ensino de física pode ajudar a preparar os alunos para o mercado de trabalho, visto que muitas profissões exigem a combinação de várias disciplinas, inclusive a física. Portanto, essa abordagem pode ajudar a desenvolver habilidades que serão úteis para uma variedade de campos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16412_TB5837_21062023090210.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ AILTON FERREIRA FIDELIS" "autor_nome_curto" => "AILTON FERREIRA" "autor_email" => "jffidelis123@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }