A escola contemporânea, caracteriza-se pelas diversas transformações, tanto na sua estrutura física quanto nas relações interpessoais existentes na comunidade escolar, principalmente, no que diz respeito às práticas relacionadas à interação aluno-professor. Diante disso, as metodologias ativas surgem como uma possibilidade de repensar o papel do docente, assim como distanciar-se do modelo de ensino que desconsidera as particularidades dos discentes. No entanto, a adoção e implementação dessas perpassam por fatores que influenciam na criatividade docente, processo considerado fundamental para o sucesso das práticas inovadoras. Nesse contexto, o presente trabalho, pautado em autores como Moran (2018), Freire (2020), Libâneo (2013), Saviani (2021) e outros, avaliou as percepções dos docentes do município de Macau/RN, quanto ao processo educativo desenvolvido na cidade e os fatores que influenciam a criatividade docente no cotidiano escolar. Destaca-se que o estudo consiste em um recorte da pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos Ciências em Contexto com 21 professores da rede pública de ensino, durante a Semana Pedagógica 2023 e, caracteriza-se como estudo qualitativo e quantitativo, de cunho exploratório. Conforme os dados coletados, concluiu-se que a criatividade docente está diretamente relacionada ao ambiente ao qual estão inseridos, bem como fatores atrelados à infraestrutura, recursos financeiros, apoio dos gestores e outros profissionais da educação. Além disso, destaca-se a influência de uma base estruturada acerca da temática ainda na formação inicial, assim como sua retomada na formação continuada, a fim de ofertar subsídios para uma prática pedagógica que busque abranger as particularidades dos alunos com estratégias inovadoras, como as metodologias ativas.