METODOLOGIAS ATIVAS E FATORES QUE INFLUENCIAM NA CRIATIVIDADE DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MACAU/RN
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97903 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4340 "inscrito_id" => 742 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E FATORES QUE INFLUENCIAM NA CRIATIVIDADE DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MACAU/RN" "resumo" => "A escola contemporânea, caracteriza-se pelas diversas transformações, tanto na sua estrutura física quanto nas relações interpessoais existentes na comunidade escolar, principalmente, no que diz respeito às práticas relacionadas à interação aluno-professor. Diante disso, as metodologias ativas surgem como uma possibilidade de repensar o papel do docente, assim como distanciar-se do modelo de ensino que desconsidera as particularidades dos discentes. No entanto, a adoção e implementação dessas perpassam por fatores que influenciam na criatividade docente, processo considerado fundamental para o sucesso das práticas inovadoras. Nesse contexto, o presente trabalho, pautado em autores como Moran (2018), Freire (2020), Libâneo (2013), Saviani (2021) e outros, avaliou as percepções dos docentes do município de Macau/RN, quanto ao processo educativo desenvolvido na cidade e os fatores que influenciam a criatividade docente no cotidiano escolar. Destaca-se que o estudo consiste em um recorte da pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos Ciências em Contexto com 21 professores da rede pública de ensino, durante a Semana Pedagógica 2023 e, caracteriza-se como estudo qualitativo e quantitativo, de cunho exploratório. Conforme os dados coletados, concluiu-se que a criatividade docente está diretamente relacionada ao ambiente ao qual estão inseridos, bem como fatores atrelados à infraestrutura, recursos financeiros, apoio dos gestores e outros profissionais da educação. Além disso, destaca-se a influência de uma base estruturada acerca da temática ainda na formação inicial, assim como sua retomada na formação continuada, a fim de ofertar subsídios para uma prática pedagógica que busque abranger as particularidades dos alunos com estratégias inovadoras, como as metodologias ativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID742_TB4340_07112023155100.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAWANNY HEMYLLE SIQUEIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Kawanny Hemylle" "autor_email" => "kawannyhemylle@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97903 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4340 "inscrito_id" => 742 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E FATORES QUE INFLUENCIAM NA CRIATIVIDADE DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MACAU/RN" "resumo" => "A escola contemporânea, caracteriza-se pelas diversas transformações, tanto na sua estrutura física quanto nas relações interpessoais existentes na comunidade escolar, principalmente, no que diz respeito às práticas relacionadas à interação aluno-professor. Diante disso, as metodologias ativas surgem como uma possibilidade de repensar o papel do docente, assim como distanciar-se do modelo de ensino que desconsidera as particularidades dos discentes. No entanto, a adoção e implementação dessas perpassam por fatores que influenciam na criatividade docente, processo considerado fundamental para o sucesso das práticas inovadoras. Nesse contexto, o presente trabalho, pautado em autores como Moran (2018), Freire (2020), Libâneo (2013), Saviani (2021) e outros, avaliou as percepções dos docentes do município de Macau/RN, quanto ao processo educativo desenvolvido na cidade e os fatores que influenciam a criatividade docente no cotidiano escolar. Destaca-se que o estudo consiste em um recorte da pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos Ciências em Contexto com 21 professores da rede pública de ensino, durante a Semana Pedagógica 2023 e, caracteriza-se como estudo qualitativo e quantitativo, de cunho exploratório. Conforme os dados coletados, concluiu-se que a criatividade docente está diretamente relacionada ao ambiente ao qual estão inseridos, bem como fatores atrelados à infraestrutura, recursos financeiros, apoio dos gestores e outros profissionais da educação. Além disso, destaca-se a influência de uma base estruturada acerca da temática ainda na formação inicial, assim como sua retomada na formação continuada, a fim de ofertar subsídios para uma prática pedagógica que busque abranger as particularidades dos alunos com estratégias inovadoras, como as metodologias ativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID742_TB4340_07112023155100.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAWANNY HEMYLLE SIQUEIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Kawanny Hemylle" "autor_email" => "kawannyhemylle@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }