O ESPAÇO DA CRIATIVIDADE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101276 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9016 "inscrito_id" => 25709 "titulo" => "O ESPAÇO DA CRIATIVIDADE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A criatividade é um dos cernes do desenvolvimento humano, embora não haja uma convergência em relação a seu significado, principalmente, por estarmos situados em uma sociedade de pluralismo de ideais e pensamentos. Partindo da premissa de que a criatividade desencadeia uma sociedade livre para expressar-se no mundo, de distintas formas, apresentando-lhes contribuições exitosas, é indiscutível tecer discussões acerca dos equívocos que regem a criatividade. Levando essa temática para o âmbito escolar, essencialmente nos anos finais do Ensino Fundamental, ainda é corriqueiro a percepção de que a criatividade esvazia-se no Jardim de Infância, isto é, na Educação Infantil, através de pinturas, desenhos e as atividades alinhadas à expressão artística das crianças. Por outro lado, limita-se o sentido de criatividade, tornando-o secundário, ou até mesmo, distanciando das aulas. Entretanto, nota-se que cada vez, a sociedade exige a criatividade para as atribuições em sociedade, por mais que esta não seja focalizada nessa etapa de Ensino. Por essa óptica, a presente pesquisa possui como objetivo geral: Discutir o espaço que a criatividade possui nos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, os objetivos específicos são: Elencar os equívocos acerca da criatividade na etapa de ensino supracitada, além de relacionar a criatividade com a formação integral dos alunos. Quanto ao tipo de pesquisa, é bibliográfica de abordagem qualitativa. Sendo apoiada por autores, como: Resnick (2020), Wechsler (1999), Torrance (1999), Libório (2009), dentre outros. Entende-se, portanto, que a criatividade é bem mais ampla e crucial do que ela é refletida na sociedade, com ênfase no âmbito educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID25709_TB9016_10122023233957.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAISE KATIANE ALENCAR LIMA" "autor_nome_curto" => "LAISE LIMA" "autor_email" => "laise.k.alencar.lima@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101276 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9016 "inscrito_id" => 25709 "titulo" => "O ESPAÇO DA CRIATIVIDADE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A criatividade é um dos cernes do desenvolvimento humano, embora não haja uma convergência em relação a seu significado, principalmente, por estarmos situados em uma sociedade de pluralismo de ideais e pensamentos. Partindo da premissa de que a criatividade desencadeia uma sociedade livre para expressar-se no mundo, de distintas formas, apresentando-lhes contribuições exitosas, é indiscutível tecer discussões acerca dos equívocos que regem a criatividade. Levando essa temática para o âmbito escolar, essencialmente nos anos finais do Ensino Fundamental, ainda é corriqueiro a percepção de que a criatividade esvazia-se no Jardim de Infância, isto é, na Educação Infantil, através de pinturas, desenhos e as atividades alinhadas à expressão artística das crianças. Por outro lado, limita-se o sentido de criatividade, tornando-o secundário, ou até mesmo, distanciando das aulas. Entretanto, nota-se que cada vez, a sociedade exige a criatividade para as atribuições em sociedade, por mais que esta não seja focalizada nessa etapa de Ensino. Por essa óptica, a presente pesquisa possui como objetivo geral: Discutir o espaço que a criatividade possui nos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, os objetivos específicos são: Elencar os equívocos acerca da criatividade na etapa de ensino supracitada, além de relacionar a criatividade com a formação integral dos alunos. Quanto ao tipo de pesquisa, é bibliográfica de abordagem qualitativa. Sendo apoiada por autores, como: Resnick (2020), Wechsler (1999), Torrance (1999), Libório (2009), dentre outros. Entende-se, portanto, que a criatividade é bem mais ampla e crucial do que ela é refletida na sociedade, com ênfase no âmbito educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID25709_TB9016_10122023233957.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAISE KATIANE ALENCAR LIMA" "autor_nome_curto" => "LAISE LIMA" "autor_email" => "laise.k.alencar.lima@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }