NATUREZA, AFETO E APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES - UMA AULA-PASSEIO NA FLORESTA DA TIJUCA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101288 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9034 "inscrito_id" => 25716 "titulo" => "NATUREZA, AFETO E APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES - UMA AULA-PASSEIO NA FLORESTA DA TIJUCA" "resumo" => "O presente trabalho busca refletir acerca dos diferentes processos pedagógicos que permeiam a construção de uma aula-passeio, desde seu planejamento, passando pela aula em si, até as diferentes atividades realizadas posteriormente na escola, de forma interdisciplinar. A análise foi desenvolvida a partir dos registros em caderno de campo sobre o trabalho coletivo de professoras preceptoras e residentes do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na realização de uma aula-passeio na Floresta da Tijuca, com turmas do 4° ano do ensino fundamental do Colégio Pedro II, Campus São Cristóvão I. Também foram analisados registros dos estudantes que vivenciaram a atividade. A experiência revelou-se um espaço/tempo privilegiado de aprendizagens para crianças, residentes e professores, contribuindo para a formação docente, tanto inicial, no caso das residentes, quanto continuada, no caso das professoras preceptoras, e ampliando a leitura de mundo de todos os envolvidos na atividade, como preconiza Paulo Freire. Além disso, destacamos a importância do trabalho colaborativo, baseado na ideia de parceria entre escola e universidade, que fundamenta a proposta do programa Residência Pedagógica - Pedagogia / UFRJ, onde todos os envolvidos no projeto constroem coletivamente a proposta e acompanham o desenvolvimento do trabalho, planejando e avaliando as ações. Partimos do pressuposto que a ação pedagógica, numa perspectiva de colaboração entre os participantes, possui muitos ganhos para docentes, residentes e, especialmente, para os estudantes da escola de educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65b1222d38fb5_24012024114357.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => "2024-01-24 11:43:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA CORDEIRO DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "PRISCILA CORDEI" "autor_email" => "priscilacrdr9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101288 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9034 "inscrito_id" => 25716 "titulo" => "NATUREZA, AFETO E APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES - UMA AULA-PASSEIO NA FLORESTA DA TIJUCA" "resumo" => "O presente trabalho busca refletir acerca dos diferentes processos pedagógicos que permeiam a construção de uma aula-passeio, desde seu planejamento, passando pela aula em si, até as diferentes atividades realizadas posteriormente na escola, de forma interdisciplinar. A análise foi desenvolvida a partir dos registros em caderno de campo sobre o trabalho coletivo de professoras preceptoras e residentes do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na realização de uma aula-passeio na Floresta da Tijuca, com turmas do 4° ano do ensino fundamental do Colégio Pedro II, Campus São Cristóvão I. Também foram analisados registros dos estudantes que vivenciaram a atividade. A experiência revelou-se um espaço/tempo privilegiado de aprendizagens para crianças, residentes e professores, contribuindo para a formação docente, tanto inicial, no caso das residentes, quanto continuada, no caso das professoras preceptoras, e ampliando a leitura de mundo de todos os envolvidos na atividade, como preconiza Paulo Freire. Além disso, destacamos a importância do trabalho colaborativo, baseado na ideia de parceria entre escola e universidade, que fundamenta a proposta do programa Residência Pedagógica - Pedagogia / UFRJ, onde todos os envolvidos no projeto constroem coletivamente a proposta e acompanham o desenvolvimento do trabalho, planejando e avaliando as ações. Partimos do pressuposto que a ação pedagógica, numa perspectiva de colaboração entre os participantes, possui muitos ganhos para docentes, residentes e, especialmente, para os estudantes da escola de educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65b1222d38fb5_24012024114357.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => "2024-01-24 11:43:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA CORDEIRO DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "PRISCILA CORDEI" "autor_email" => "priscilacrdr9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }