ORIENTADOR DE PRIMEIRA VIAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ORIENTAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101324 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9083 "inscrito_id" => 23016 "titulo" => "ORIENTADOR DE PRIMEIRA VIAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ORIENTAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A iniciação científica (IC) na Educação Básica, também chamada de Iniciação Científica Júnior (IC-Jr) constitui uma modalidade de pesquisa que visa despertar e encorajar talentos para o mundo científico. A IC-Jr oportuniza estudantes do ensino fundamental e médio a vivenciarem atividades científico-tecnológicas comuns no ensino superior. No entanto, diversas são as dificuldades que os professores possuem para instaurar em seus espaços de trabalho a IC-Jr e orientar os seus estudantes, perpassando desde falta de apoio, carga horária e até mesmo formação adequada para orientação dos projetos. Aquelas escolas que assim implementam, socializam seus trabalhos em feiras de ciências e mostras científicas que têm ganhado bastante espaço no Brasil. Refletir sobre as principais dificuldades e sobre os principais produtos da iniciação científica na educação básica se faz importante para detectarmos os pontos que necessitam de mais atenção para o seu avanço. Do mesmo modo, socializar os percalços também é pertinente para indicar caminhos difíceis na orientação de projetos no ensino médio. Diante do exposto, o presente trabalho objetivou descrever as experiências de dois anos de orientação de iniciação científica júnior numa escola pública de Fortaleza, Ceará, nos anos de 2022 e 2023. O presente estudo tem caráter qualitativo e descritivo, caracterizado por ser um relato de experiência que se propõe a indicar caminhos a serem percorridos (ou não) por outros professores que almejam implementar e orientar projetos de IC-Jr em suas escolas. Aqui são relatados os principais desafios no processo de orientação, as impressões e reflexões sobre a participação nas feiras de ciências e sobre o impacto na formação dos alunos-pesquisadores. Busca-se evidenciar os principais resultados positivos na alfabetização científica desses estudantes de ensino médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID23016_TB9083_21082023231050.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON SANTANA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JEFERSON" "autor_email" => "jeferson.santos@prof.ce.g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101324 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9083 "inscrito_id" => 23016 "titulo" => "ORIENTADOR DE PRIMEIRA VIAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ORIENTAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A iniciação científica (IC) na Educação Básica, também chamada de Iniciação Científica Júnior (IC-Jr) constitui uma modalidade de pesquisa que visa despertar e encorajar talentos para o mundo científico. A IC-Jr oportuniza estudantes do ensino fundamental e médio a vivenciarem atividades científico-tecnológicas comuns no ensino superior. No entanto, diversas são as dificuldades que os professores possuem para instaurar em seus espaços de trabalho a IC-Jr e orientar os seus estudantes, perpassando desde falta de apoio, carga horária e até mesmo formação adequada para orientação dos projetos. Aquelas escolas que assim implementam, socializam seus trabalhos em feiras de ciências e mostras científicas que têm ganhado bastante espaço no Brasil. Refletir sobre as principais dificuldades e sobre os principais produtos da iniciação científica na educação básica se faz importante para detectarmos os pontos que necessitam de mais atenção para o seu avanço. Do mesmo modo, socializar os percalços também é pertinente para indicar caminhos difíceis na orientação de projetos no ensino médio. Diante do exposto, o presente trabalho objetivou descrever as experiências de dois anos de orientação de iniciação científica júnior numa escola pública de Fortaleza, Ceará, nos anos de 2022 e 2023. O presente estudo tem caráter qualitativo e descritivo, caracterizado por ser um relato de experiência que se propõe a indicar caminhos a serem percorridos (ou não) por outros professores que almejam implementar e orientar projetos de IC-Jr em suas escolas. Aqui são relatados os principais desafios no processo de orientação, as impressões e reflexões sobre a participação nas feiras de ciências e sobre o impacto na formação dos alunos-pesquisadores. Busca-se evidenciar os principais resultados positivos na alfabetização científica desses estudantes de ensino médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID23016_TB9083_21082023231050.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON SANTANA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JEFERSON" "autor_email" => "jeferson.santos@prof.ce.g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }