ASSIMILAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR CRIANÇAS: UM ESTUDO OBSERVACIONAL DAS ESCOLHAS LINGUÍSTICAS NA FASE DE 7 E 9 ANOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101370 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9147 "inscrito_id" => 25741 "titulo" => "ASSIMILAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR CRIANÇAS: UM ESTUDO OBSERVACIONAL DAS ESCOLHAS LINGUÍSTICAS NA FASE DE 7 E 9 ANOS" "resumo" => "Este artigo apresenta um estudo observacional que investiga o processo de assimilação da língua portuguesa por crianças de 7 e 9 anos de idade. O objetivo da pesquisa é analisar as escolhas linguísticas das crianças em suas falas e na escrita, considerando a presença de derivações improprias em sua tentativa de expressar conceitos específicos, o uso de plurais irregulares, a utilização incorreta de verbos irregulares e dos pronomes indefinidos com concordância inadequada. Para isso, foram realizadas observações das crianças em contextos naturais, coletando suas falas espontâneas em situações cotidianas e analisando sua produção escrita. Os dados foram transcritos e analisados qualitativamente, identificando os padrões linguísticos e as associações entre palavras e conceitos. Os resultados revelam que a criança de 7 anos apresenta mais escolhas linguísticas e associações literais, enquanto a criança de 9 anos demonstra maior domínio da língua portuguesa, utilizando as formas adequadas na oralidade, mas apresenta escolhas linguísticas inadequadas na escrita. Ambas as crianças fazem associações a padrões, evidenciando estratégias cognitivas na construção de significados. Conclui-se que o processo de assimilação da língua é influenciado pelo estágio de desenvolvimento linguístico e pela experiência com a língua alvo. Este estudo contribui para a compreensão do desenvolvimento da linguagem em crianças em fase de aquisição da língua portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25741_TB9147_31102023112301.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE ARAUJO AVELINO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "DAIANE" "autor_email" => "daianeaabezerra@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101370 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9147 "inscrito_id" => 25741 "titulo" => "ASSIMILAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR CRIANÇAS: UM ESTUDO OBSERVACIONAL DAS ESCOLHAS LINGUÍSTICAS NA FASE DE 7 E 9 ANOS" "resumo" => "Este artigo apresenta um estudo observacional que investiga o processo de assimilação da língua portuguesa por crianças de 7 e 9 anos de idade. O objetivo da pesquisa é analisar as escolhas linguísticas das crianças em suas falas e na escrita, considerando a presença de derivações improprias em sua tentativa de expressar conceitos específicos, o uso de plurais irregulares, a utilização incorreta de verbos irregulares e dos pronomes indefinidos com concordância inadequada. Para isso, foram realizadas observações das crianças em contextos naturais, coletando suas falas espontâneas em situações cotidianas e analisando sua produção escrita. Os dados foram transcritos e analisados qualitativamente, identificando os padrões linguísticos e as associações entre palavras e conceitos. Os resultados revelam que a criança de 7 anos apresenta mais escolhas linguísticas e associações literais, enquanto a criança de 9 anos demonstra maior domínio da língua portuguesa, utilizando as formas adequadas na oralidade, mas apresenta escolhas linguísticas inadequadas na escrita. Ambas as crianças fazem associações a padrões, evidenciando estratégias cognitivas na construção de significados. Conclui-se que o processo de assimilação da língua é influenciado pelo estágio de desenvolvimento linguístico e pela experiência com a língua alvo. Este estudo contribui para a compreensão do desenvolvimento da linguagem em crianças em fase de aquisição da língua portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25741_TB9147_31102023112301.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE ARAUJO AVELINO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "DAIANE" "autor_email" => "daianeaabezerra@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }