O USO DO WORDWALL COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA AULA SOBRE FERMENTAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101383 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9167 "inscrito_id" => 12156 "titulo" => "O USO DO WORDWALL COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA AULA SOBRE FERMENTAÇÃO" "resumo" => "As tecnologias digitais vêm provocando mudanças na sociedade como um todo, inclusive na educação. Nesse sentido, devido à complexidade da compreensão sobre a fermentação e seus tipos propomos o uso de atividade no Wordwall como um tipo de tecnologia digital de informação e comunicação (TDICs) facilitadora no ensino e aprendizagem deste conteúdo. Para isso, foi proposta a inserção do wordwall dentro do planejamento metodológico de quatro horas-aulas para uma turma com 30 alunos. O primeiro momento foi composto por uma aula oral-expositiva dialogada sobre fermentação com duração de 2 horas-aulas. No segundo momento os alunos serão conduzidos ao laboratório de informática, onde serão divididos em 10 grupos, cada um composto por 3 pessoas. Será utilizada a plataforma Wordwall, que permite a criação de atividades personalizadas em modelo gamificado. O jogo escolhido foi o Anagrama da Fermentação que possui 14 tipos de interações diferentes: anagrama, caça-palavras, game show de tv, roleta aleatória, abra a caixa, combine os pares, jogo da forca, vire as peças, associação, encontre a combinação, palavras cruzadas, cartas aleatórias, flashcards e questionário. Devido a diversidade de interações espera-se que a proposta dessa atividade permita aumentar a participação e envolvimento dos estudantes, facilitando dessa forma, a compreensão do conteúdo de fermentação de uma maneira mais interessante, atrativa, dinâmica promovendo assim aprendizagens mais significativas. Em sua execução espera-se que o professor tenha papel crucial de mentor e mediador do melhor caminho a ser seguido na resolução das atividades pelos grupos. Ao final do jogo espera-se que os alunos tenham compreendido as etapas do processo de fermentação e seus diferentes tipos e de como o aprender pode ser realizado de uma forma criativa e divertida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12156_TB9167_10122023231656.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA DA CRUZ FONSECA" "autor_nome_curto" => "BIANCA" "autor_email" => "bianca.fonseca@escolar.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101383 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9167 "inscrito_id" => 12156 "titulo" => "O USO DO WORDWALL COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UMA AULA SOBRE FERMENTAÇÃO" "resumo" => "As tecnologias digitais vêm provocando mudanças na sociedade como um todo, inclusive na educação. Nesse sentido, devido à complexidade da compreensão sobre a fermentação e seus tipos propomos o uso de atividade no Wordwall como um tipo de tecnologia digital de informação e comunicação (TDICs) facilitadora no ensino e aprendizagem deste conteúdo. Para isso, foi proposta a inserção do wordwall dentro do planejamento metodológico de quatro horas-aulas para uma turma com 30 alunos. O primeiro momento foi composto por uma aula oral-expositiva dialogada sobre fermentação com duração de 2 horas-aulas. No segundo momento os alunos serão conduzidos ao laboratório de informática, onde serão divididos em 10 grupos, cada um composto por 3 pessoas. Será utilizada a plataforma Wordwall, que permite a criação de atividades personalizadas em modelo gamificado. O jogo escolhido foi o Anagrama da Fermentação que possui 14 tipos de interações diferentes: anagrama, caça-palavras, game show de tv, roleta aleatória, abra a caixa, combine os pares, jogo da forca, vire as peças, associação, encontre a combinação, palavras cruzadas, cartas aleatórias, flashcards e questionário. Devido a diversidade de interações espera-se que a proposta dessa atividade permita aumentar a participação e envolvimento dos estudantes, facilitando dessa forma, a compreensão do conteúdo de fermentação de uma maneira mais interessante, atrativa, dinâmica promovendo assim aprendizagens mais significativas. Em sua execução espera-se que o professor tenha papel crucial de mentor e mediador do melhor caminho a ser seguido na resolução das atividades pelos grupos. Ao final do jogo espera-se que os alunos tenham compreendido as etapas do processo de fermentação e seus diferentes tipos e de como o aprender pode ser realizado de uma forma criativa e divertida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12156_TB9167_10122023231656.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA DA CRUZ FONSECA" "autor_nome_curto" => "BIANCA" "autor_email" => "bianca.fonseca@escolar.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }