APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
"2024-01-10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102471 "edicao_id" => 320 "trabalho_id" => 56 "inscrito_id" => 127 "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Estudo realizado no Projeto de Extensão: Programa de Atualização/Formação Didática-Epistemológica para Professores na área de Ensino de Ciências e Matemática (Edital PIAEXT- 01/2019) que analisa as implicações do processo de produção colaborativa de professores e estudantes de Graduação e Pós-Graduação no âmbito de um curso que trata da elaboração/uso de três propostas didáticas que procura articular teoria e prática. Os aportes epistemológicos são História da Matemática, Educação Financeira e Educação Inclusiva, nesta ordem para o ensino de derivada, de tomadas de decisões financeiras, de expressões e equações algébricas para alunos surdos; já o aporte pedagógico das propostas será o mesmo, o marco ausubeliano. O aporte metodológico quanto à abordagem e tipicidade metodológica remete a Pesquisa Qualitativa e a Pesquisa-ação. Portanto, se recorre a elaboração/uso de recursos didáticos em termos epistemológicos e pedagógicos baseados no marco ausubeliano para ressignificar a docência a partir do papel da articulação entre teoria e prática." "modalidade" => "Artigo Científico" "area_tematica" => "Painel: Relatos de Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV194_MD1_ID127_TB56_19102023110623.pdf" "created_at" => "2023-12-20 14:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ROBERTO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "jroberto.silva@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-8-enas" "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enas/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-10" "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09" "publicacao_id" => 105 "publicacao_nome" => "Revista ENAS" "publicacao_codigo" => "2237-0129" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102471 "edicao_id" => 320 "trabalho_id" => 56 "inscrito_id" => 127 "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Estudo realizado no Projeto de Extensão: Programa de Atualização/Formação Didática-Epistemológica para Professores na área de Ensino de Ciências e Matemática (Edital PIAEXT- 01/2019) que analisa as implicações do processo de produção colaborativa de professores e estudantes de Graduação e Pós-Graduação no âmbito de um curso que trata da elaboração/uso de três propostas didáticas que procura articular teoria e prática. Os aportes epistemológicos são História da Matemática, Educação Financeira e Educação Inclusiva, nesta ordem para o ensino de derivada, de tomadas de decisões financeiras, de expressões e equações algébricas para alunos surdos; já o aporte pedagógico das propostas será o mesmo, o marco ausubeliano. O aporte metodológico quanto à abordagem e tipicidade metodológica remete a Pesquisa Qualitativa e a Pesquisa-ação. Portanto, se recorre a elaboração/uso de recursos didáticos em termos epistemológicos e pedagógicos baseados no marco ausubeliano para ressignificar a docência a partir do papel da articulação entre teoria e prática." "modalidade" => "Artigo Científico" "area_tematica" => "Painel: Relatos de Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV194_MD1_ID127_TB56_19102023110623.pdf" "created_at" => "2023-12-20 14:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ROBERTO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "jroberto.silva@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-8-enas" "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enas/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-10" "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09" "publicacao_id" => 105 "publicacao_nome" => "Revista ENAS" "publicacao_codigo" => "2237-0129" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }