Artigo Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-0129

PROPOSIÇÃO TEÓRICA PARA CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS

Palavra-chaves: , , , , Artigo Científico Painel: Artigos Teóricos
"2024-01-10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102489
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 207
    "titulo" => "PROPOSIÇÃO TEÓRICA PARA CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS"
    "resumo" => "A carência de material potencialmente significativo, elaborado para promover a integração de linguagem visual, oral e escrita de conhecimentos disciplinares, orientou as pesquisas desenvolvida no contexto do Grupo, em particular a tese da qual recortemos este trabalho. Nele apresentamos uma discussão sobre a integração de princípios e processos da Teoria da Aprendizagem Significativa com os da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia, propostos como referencial para construção de objetos de ensino com linguagem de quadrinhos. As histórias produzidas no contexto de uma pesquisa de doutorado, para serem utilizadas como organizadores avançados, sinalizam potencial para contribuir para o desenvolvimento de capacidade de leitura, com a reprodução de significados e a organização de conceitos. Elas empregam a integração dos princípios teóricos na construção do jogo de comunicação visual e verbal, buscando favorecer a dialogicidade entre o material e o leitor, almejando contribuir para a aprendizagem de conhecimento disciplinares, se explorada adequadamente pelo professor."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Painel: Artigos Teóricos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV194_MD1_ID207_TB81_19122023131551.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANAH GARCIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Alanah Garcia"
    "autor_email" => "lanah.garcia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102489
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 207
    "titulo" => "PROPOSIÇÃO TEÓRICA PARA CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS"
    "resumo" => "A carência de material potencialmente significativo, elaborado para promover a integração de linguagem visual, oral e escrita de conhecimentos disciplinares, orientou as pesquisas desenvolvida no contexto do Grupo, em particular a tese da qual recortemos este trabalho. Nele apresentamos uma discussão sobre a integração de princípios e processos da Teoria da Aprendizagem Significativa com os da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia, propostos como referencial para construção de objetos de ensino com linguagem de quadrinhos. As histórias produzidas no contexto de uma pesquisa de doutorado, para serem utilizadas como organizadores avançados, sinalizam potencial para contribuir para o desenvolvimento de capacidade de leitura, com a reprodução de significados e a organização de conceitos. Elas empregam a integração dos princípios teóricos na construção do jogo de comunicação visual e verbal, buscando favorecer a dialogicidade entre o material e o leitor, almejando contribuir para a aprendizagem de conhecimento disciplinares, se explorada adequadamente pelo professor."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Painel: Artigos Teóricos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV194_MD1_ID207_TB81_19122023131551.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANAH GARCIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Alanah Garcia"
    "autor_email" => "lanah.garcia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de janeiro de 2024

Resumo

A carência de material potencialmente significativo, elaborado para promover a integração de linguagem visual, oral e escrita de conhecimentos disciplinares, orientou as pesquisas desenvolvida no contexto do Grupo, em particular a tese da qual recortemos este trabalho. Nele apresentamos uma discussão sobre a integração de princípios e processos da Teoria da Aprendizagem Significativa com os da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia, propostos como referencial para construção de objetos de ensino com linguagem de quadrinhos. As histórias produzidas no contexto de uma pesquisa de doutorado, para serem utilizadas como organizadores avançados, sinalizam potencial para contribuir para o desenvolvimento de capacidade de leitura, com a reprodução de significados e a organização de conceitos. Elas empregam a integração dos princípios teóricos na construção do jogo de comunicação visual e verbal, buscando favorecer a dialogicidade entre o material e o leitor, almejando contribuir para a aprendizagem de conhecimento disciplinares, se explorada adequadamente pelo professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.