Artigo Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-0129

A VERTICALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE UMA ATIVIDADE DE CAMPO EMBASADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: , , , , Artigo Científico Painel: Relatos de Experiência
"2024-01-10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102444
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 16
    "inscrito_id" => 92
    "titulo" => "A VERTICALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE UMA ATIVIDADE DE CAMPO EMBASADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Este estudo apresenta reflexões sobre uma atividade de campo desenvolvida de forma verticalizada, proposta pelos docentes de uma disciplina no curso de Doutorado Profissional em Ensino de Ciências, pelo IFRJ. A atividade consistiu em uma visita técnica ao Parque Natural Municipal de Gericinó, situado no mesmo município do Campus, envolveu estudantes do Ensino Médio Técnico, pós-graduandos em Gestão Ambiental, doutorandos em Ensino de Ciências, além de professores do Instituto. Para tanto, foi realizada uma atividade de pesquisa qualitativa, na qual buscou-se integrar, de forma verticalizada, os diferentes níveis de ensino, com o objetivo de encontrar soluções para problemas ambientais locais. Desse modo, a proposta contemplou discussões sobre genética, desmatamento e outras, possibilitando a interseção entre as teorias estudadas e a prática. Este relato de experiência discente foi organizado e embasado teoricamente na Teoria da Aprendizagem Significativa, tendo o V Epistemológico como ferramenta construída e apresentada na avaliação final da disciplina."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Painel: Relatos de Experiência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV194_MD1_ID92_TB16_19102023102739.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILLA RAMOS FIGUEIREDO CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "Priscilla Ramos"
    "autor_email" => "priscirf@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102444
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 16
    "inscrito_id" => 92
    "titulo" => "A VERTICALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE UMA ATIVIDADE DE CAMPO EMBASADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Este estudo apresenta reflexões sobre uma atividade de campo desenvolvida de forma verticalizada, proposta pelos docentes de uma disciplina no curso de Doutorado Profissional em Ensino de Ciências, pelo IFRJ. A atividade consistiu em uma visita técnica ao Parque Natural Municipal de Gericinó, situado no mesmo município do Campus, envolveu estudantes do Ensino Médio Técnico, pós-graduandos em Gestão Ambiental, doutorandos em Ensino de Ciências, além de professores do Instituto. Para tanto, foi realizada uma atividade de pesquisa qualitativa, na qual buscou-se integrar, de forma verticalizada, os diferentes níveis de ensino, com o objetivo de encontrar soluções para problemas ambientais locais. Desse modo, a proposta contemplou discussões sobre genética, desmatamento e outras, possibilitando a interseção entre as teorias estudadas e a prática. Este relato de experiência discente foi organizado e embasado teoricamente na Teoria da Aprendizagem Significativa, tendo o V Epistemológico como ferramenta construída e apresentada na avaliação final da disciplina."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Painel: Relatos de Experiência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV194_MD1_ID92_TB16_19102023102739.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILLA RAMOS FIGUEIREDO CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "Priscilla Ramos"
    "autor_email" => "priscirf@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de janeiro de 2024

Resumo

Este estudo apresenta reflexões sobre uma atividade de campo desenvolvida de forma verticalizada, proposta pelos docentes de uma disciplina no curso de Doutorado Profissional em Ensino de Ciências, pelo IFRJ. A atividade consistiu em uma visita técnica ao Parque Natural Municipal de Gericinó, situado no mesmo município do Campus, envolveu estudantes do Ensino Médio Técnico, pós-graduandos em Gestão Ambiental, doutorandos em Ensino de Ciências, além de professores do Instituto. Para tanto, foi realizada uma atividade de pesquisa qualitativa, na qual buscou-se integrar, de forma verticalizada, os diferentes níveis de ensino, com o objetivo de encontrar soluções para problemas ambientais locais. Desse modo, a proposta contemplou discussões sobre genética, desmatamento e outras, possibilitando a interseção entre as teorias estudadas e a prática. Este relato de experiência discente foi organizado e embasado teoricamente na Teoria da Aprendizagem Significativa, tendo o V Epistemológico como ferramenta construída e apresentada na avaliação final da disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.