Artigo Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-0129

INTEGRANDO SAÚDE E MEIO AMBIENTE EM UMA PRÁTICA DE ENSINO VERTICALIZADO PARA A PROMOÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: , , , , Artigo Científico Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa
"2024-01-10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102443
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 14
    "inscrito_id" => 74
    "titulo" => "INTEGRANDO SAÚDE E MEIO AMBIENTE EM UMA PRÁTICA DE ENSINO VERTICALIZADO PARA A PROMOÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Este trabalho é o recorte de um projeto de pesquisa que versa sobre a importância de práticas de ensino verticalizadas, em prol de uma aprendizagem significativa, tendo como pano de fundo o eixo temático central de Educação Ambiental e Saúde. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são ambientes propícios para a realização de práticas que integrem diferentes níveis de ensino. Destarte, foi desenvolvido no IFRJ um projeto que objetivou analisar como e, se, diferentes componentes curriculares podem interagir por meio de um ensino vertical, em busca de uma Aprendizagem Significativa. Com metodologias de observação participativa e análise interpretativa de dados, observou-se que atividades diferenciadas, como uma visita técnica, pode ser uma oportunidade de integrar saberes e construir conhecimentos científicos, que levem para tal aprendizagem."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV194_MD1_ID74_TB14_06102023200216.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALÉRIA DA SILVA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALÉRIA"
    "autor_email" => "valeria.vieira@ifrj.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102443
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 14
    "inscrito_id" => 74
    "titulo" => "INTEGRANDO SAÚDE E MEIO AMBIENTE EM UMA PRÁTICA DE ENSINO VERTICALIZADO PARA A PROMOÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Este trabalho é o recorte de um projeto de pesquisa que versa sobre a importância de práticas de ensino verticalizadas, em prol de uma aprendizagem significativa, tendo como pano de fundo o eixo temático central de Educação Ambiental e Saúde. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são ambientes propícios para a realização de práticas que integrem diferentes níveis de ensino. Destarte, foi desenvolvido no IFRJ um projeto que objetivou analisar como e, se, diferentes componentes curriculares podem interagir por meio de um ensino vertical, em busca de uma Aprendizagem Significativa. Com metodologias de observação participativa e análise interpretativa de dados, observou-se que atividades diferenciadas, como uma visita técnica, pode ser uma oportunidade de integrar saberes e construir conhecimentos científicos, que levem para tal aprendizagem."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV194_MD1_ID74_TB14_06102023200216.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALÉRIA DA SILVA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALÉRIA"
    "autor_email" => "valeria.vieira@ifrj.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de janeiro de 2024

Resumo

Este trabalho é o recorte de um projeto de pesquisa que versa sobre a importância de práticas de ensino verticalizadas, em prol de uma aprendizagem significativa, tendo como pano de fundo o eixo temático central de Educação Ambiental e Saúde. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são ambientes propícios para a realização de práticas que integrem diferentes níveis de ensino. Destarte, foi desenvolvido no IFRJ um projeto que objetivou analisar como e, se, diferentes componentes curriculares podem interagir por meio de um ensino vertical, em busca de uma Aprendizagem Significativa. Com metodologias de observação participativa e análise interpretativa de dados, observou-se que atividades diferenciadas, como uma visita técnica, pode ser uma oportunidade de integrar saberes e construir conhecimentos científicos, que levem para tal aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.