POTENCIAL DO EEG E DO EYE TRACKING NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS
"2024-01-10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102488 "edicao_id" => 320 "trabalho_id" => 77 "inscrito_id" => 7 "titulo" => "POTENCIAL DO EEG E DO EYE TRACKING NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS" "resumo" => "O avanço das tecnologias enriqueceu o ambiente escolar e é objeto de discussões em todas as esferas da sociedade, como nos processos decisórios de alocação de recursos em políticas públicas. No entanto, não se tem por certo a garantia de sucesso no retorno de investimentos e ações governamentais quando tratamos de resultados. O uso do EEG e do Eye Tracking na educação abre um portal de possibilidades de aferição de resultados efetivos por meio de mapeamento. Este estudo objetiva o levantamento de bibliografia preliminar sobre o tema, por meio da revisão narrativa de literatura. Como resultado preliminar apresentamos 27 trabalhos, onde os conceitos-chave utilizados nos estudos, os equipamentos de trabalho e os softwares para o mapeamento foram levantados." "modalidade" => "Artigo Científico" "area_tematica" => "Comunicação Oral: Artigos Teóricos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV194_MD1_ID7_TB77_19122023115824.pdf" "created_at" => "2023-12-20 14:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIGNE DAYSE CASTRO DE MELO E SILVA" "autor_nome_curto" => "signe dayse cas" "autor_email" => "signedayse@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-8-enas" "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enas/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-10" "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09" "publicacao_id" => 105 "publicacao_nome" => "Revista ENAS" "publicacao_codigo" => "2237-0129" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102488 "edicao_id" => 320 "trabalho_id" => 77 "inscrito_id" => 7 "titulo" => "POTENCIAL DO EEG E DO EYE TRACKING NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS" "resumo" => "O avanço das tecnologias enriqueceu o ambiente escolar e é objeto de discussões em todas as esferas da sociedade, como nos processos decisórios de alocação de recursos em políticas públicas. No entanto, não se tem por certo a garantia de sucesso no retorno de investimentos e ações governamentais quando tratamos de resultados. O uso do EEG e do Eye Tracking na educação abre um portal de possibilidades de aferição de resultados efetivos por meio de mapeamento. Este estudo objetiva o levantamento de bibliografia preliminar sobre o tema, por meio da revisão narrativa de literatura. Como resultado preliminar apresentamos 27 trabalhos, onde os conceitos-chave utilizados nos estudos, os equipamentos de trabalho e os softwares para o mapeamento foram levantados." "modalidade" => "Artigo Científico" "area_tematica" => "Comunicação Oral: Artigos Teóricos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV194_MD1_ID7_TB77_19122023115824.pdf" "created_at" => "2023-12-20 14:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIGNE DAYSE CASTRO DE MELO E SILVA" "autor_nome_curto" => "signe dayse cas" "autor_email" => "signedayse@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-8-enas" "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enas/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-10" "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09" "publicacao_id" => 105 "publicacao_nome" => "Revista ENAS" "publicacao_codigo" => "2237-0129" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }