PIBID PEDAGOGIA E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102513 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4434 "inscrito_id" => 11967 "titulo" => "PIBID PEDAGOGIA E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) se constitui enquanto uma política que valoriza a formação inicial dos licenciandos, proporcionando uma relação de trocas mútuas entre os centros formadores de professores e as escolas de rede básica de ensino, a partir disso este artigo faz parte de um recorte da monografia, ainda em andamento, da autora acima apresentada, e que está, ainda, em fase de análise dos dados. Neste sentido estes escritos têm como objetivo analisar o que pensam e falam os autores que abordam a temática do PIBID, com o intuito de identificar as oportunidades formativas que esse Programa proporciona aos alunos, professores e instituições participantes, e como as experiências oportunizadas pelo PIBID influenciam na construção da formação docente dos licenciandos. Inicialmente será abordada a perspectiva do PIBID e sua contribuição para o processo formativo dos licenciandos, posteriormente, em um segundo momento será discutido o aspecto de como a identidade docente, se constitui e como esse Programa impacta no processo idenditário. Por fim serão apresentadas algumas considerações acerca da importância dessa política formativa para a melhoria da formação dos professores e da qualidade da educação de modo geral. Dessa forma, essa temática se justifica, a partir de sua relevância para a área de pesquisas educacionais, visto que o PIBID aproxima os licenciandos das realidades que caracterizam a sala de aula, e possibilitam a efetivação de relações sociais diante do exercício da função docente, contribuindo para que os pibidianos consigam atrelar os conhecimentos construídos durante a graduação com as práticas educativas da sala de aula." "modalidade" => null "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DOCENTE, IDENTIDADE DOCENTE, FORMAÇÃO INICIAL, LICENCIANDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "6585e9d5ab4ec_22122023165605.pdf" "created_at" => "2023-12-22 16:56:05" "updated_at" => "2023-12-23 08:31:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA LIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "larissacz-pb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102513 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4434 "inscrito_id" => 11967 "titulo" => "PIBID PEDAGOGIA E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) se constitui enquanto uma política que valoriza a formação inicial dos licenciandos, proporcionando uma relação de trocas mútuas entre os centros formadores de professores e as escolas de rede básica de ensino, a partir disso este artigo faz parte de um recorte da monografia, ainda em andamento, da autora acima apresentada, e que está, ainda, em fase de análise dos dados. Neste sentido estes escritos têm como objetivo analisar o que pensam e falam os autores que abordam a temática do PIBID, com o intuito de identificar as oportunidades formativas que esse Programa proporciona aos alunos, professores e instituições participantes, e como as experiências oportunizadas pelo PIBID influenciam na construção da formação docente dos licenciandos. Inicialmente será abordada a perspectiva do PIBID e sua contribuição para o processo formativo dos licenciandos, posteriormente, em um segundo momento será discutido o aspecto de como a identidade docente, se constitui e como esse Programa impacta no processo idenditário. Por fim serão apresentadas algumas considerações acerca da importância dessa política formativa para a melhoria da formação dos professores e da qualidade da educação de modo geral. Dessa forma, essa temática se justifica, a partir de sua relevância para a área de pesquisas educacionais, visto que o PIBID aproxima os licenciandos das realidades que caracterizam a sala de aula, e possibilitam a efetivação de relações sociais diante do exercício da função docente, contribuindo para que os pibidianos consigam atrelar os conhecimentos construídos durante a graduação com as práticas educativas da sala de aula." "modalidade" => null "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DOCENTE, IDENTIDADE DOCENTE, FORMAÇÃO INICIAL, LICENCIANDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "6585e9d5ab4ec_22122023165605.pdf" "created_at" => "2023-12-22 16:56:05" "updated_at" => "2023-12-23 08:31:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA LIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "larissacz-pb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }