RECUO EPISTEMOLÓGICO NAS PROPOSIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: BUSCANDO O REFERENCIAL ÉTNICO-RACIAL
"2024-01-23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102654 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 531 "titulo" => "RECUO EPISTEMOLÓGICO NAS PROPOSIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: BUSCANDO O REFERENCIAL ÉTNICO-RACIAL" "resumo" => "Compreendendo que historicamente a educação física possui influências europeias e privilegia os/as mais habilidosos/as, seus referenciais teóricos-metodológicos voltam-se à branquitude, sendo construídos pela branquitude para beneficiar a própria branquitude. O presente trabalho é fruto de um projeto de iniciação científica emergiu a partir de uma ação afirmativa promovida pelo Grupo de Trabalhos Temáticos sobre Relações Étnico-Raciais (GTT - ERER) vinculado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) que objetivou analisar a fundamentação teórica das quatorze proposições teórico-metodológicas – ou abordagem – da educação física escolar, esta análise teve a finalidade de buscar nestes referenciais teóricos trabalhos que dialoguem com as questões das relações étnico-raciais, e que diretamente venha orientar uma prática pedagógica mais inclusiva no ambiente escolar. O percurso metodológico detém aspectos quantitativos e qualitativos em um itinerário complexo de pesquisa, baseado na noção de justiça social com ênfase na ERER. Cada contexto político e institucional desafia a conceituação de justiça social na formação de professores/as de educação física (EF), bem como seus saberes e práticas. Há uma série de modos de ensino que abordam a justiça social, sendo que, se a justiça social não for bem definida a partir de uma perspectiva crítica, o neoliberalismo pode tentar cooptá-la para seus próprios objetivos. Salientamos que é notório a lacuna e invisibilidade histórica que se tem nos referenciais acerca da cultura negra. A pesquisa ainda se encontra em processo de aprovação em um periódico, em que cada detalhe do estudo aponta compreender a perspectiva a qual a racialidade está sendo abordada por cada autor(a) compreendendo que alguns achados dialogam mais com a racialidade em uma perspectiva social e outros mais no viés biológico. Contudo ainda nos inquieta a lacuna nos referenciais teóricos acerca do olhar para as necessidades do corpo negro/a na EF." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 06: Relações étnico-raciais, ciências e tecnologias" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV197_MD1_ID531_TB97_23102023234707.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IURY CRISLANO DE CASTRO SILVA" "autor_nome_curto" => "Iury Castro" "autor_email" => "iury.castro94@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102654 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 531 "titulo" => "RECUO EPISTEMOLÓGICO NAS PROPOSIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: BUSCANDO O REFERENCIAL ÉTNICO-RACIAL" "resumo" => "Compreendendo que historicamente a educação física possui influências europeias e privilegia os/as mais habilidosos/as, seus referenciais teóricos-metodológicos voltam-se à branquitude, sendo construídos pela branquitude para beneficiar a própria branquitude. O presente trabalho é fruto de um projeto de iniciação científica emergiu a partir de uma ação afirmativa promovida pelo Grupo de Trabalhos Temáticos sobre Relações Étnico-Raciais (GTT - ERER) vinculado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) que objetivou analisar a fundamentação teórica das quatorze proposições teórico-metodológicas – ou abordagem – da educação física escolar, esta análise teve a finalidade de buscar nestes referenciais teóricos trabalhos que dialoguem com as questões das relações étnico-raciais, e que diretamente venha orientar uma prática pedagógica mais inclusiva no ambiente escolar. O percurso metodológico detém aspectos quantitativos e qualitativos em um itinerário complexo de pesquisa, baseado na noção de justiça social com ênfase na ERER. Cada contexto político e institucional desafia a conceituação de justiça social na formação de professores/as de educação física (EF), bem como seus saberes e práticas. Há uma série de modos de ensino que abordam a justiça social, sendo que, se a justiça social não for bem definida a partir de uma perspectiva crítica, o neoliberalismo pode tentar cooptá-la para seus próprios objetivos. Salientamos que é notório a lacuna e invisibilidade histórica que se tem nos referenciais acerca da cultura negra. A pesquisa ainda se encontra em processo de aprovação em um periódico, em que cada detalhe do estudo aponta compreender a perspectiva a qual a racialidade está sendo abordada por cada autor(a) compreendendo que alguns achados dialogam mais com a racialidade em uma perspectiva social e outros mais no viés biológico. Contudo ainda nos inquieta a lacuna nos referenciais teóricos acerca do olhar para as necessidades do corpo negro/a na EF." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 06: Relações étnico-raciais, ciências e tecnologias" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV197_MD1_ID531_TB97_23102023234707.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IURY CRISLANO DE CASTRO SILVA" "autor_nome_curto" => "Iury Castro" "autor_email" => "iury.castro94@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }