Esse trabalho faz parte das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Geografia, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Altamira. Os desafios dentro do ambiente escolar são cada vez maiores e envolvem diferentes dimensões, dentre elas temos um ambiente diverso em relação ao público que acessa a escola pública brasileira. Frente a estes desafios, é cada vez mais urgente propiciar experiências formativas dentro do contexto da formação inicial dos licenciandos e licenciandas do curso de Geografia da UFPA/Campus Altamira. É a partir deste ponto que se desenvolve essa pesquisa, que envolveu uma escola pública de Altamira/PA, como forma de avaliar a partir de entrevista com profissionais da educação e genitores de estudantes com deficiência, como encontra-se a questão da acessibilidade e da socialização de estudantes deficientes em uma escola pública na região amazônica. Foi realizado revisão bibliográfica em relação as normativas que embasam a organização escolar, bem como, existiram diferentes momentos em que os bolsistas do PIBID interagiram com os estudantes deficientes, com os professores que atendem estes alunos e com os responsáveis dos mesmos.