O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem como principal objetivo contribuir na construção de conhecimentos docentes aos pedagogos em formação, especialmente no tocante à alfabetização e ao letramento, com intuito de aprimorar a qualidade do ensino, apresentando na prática os desafios a serem vencidos em sua futura atuação docente. Neste trabalho, objetivamos relatar a experiência de um pibidiano enfatizando a contribuição da iniciação à docência em uma classe alfabetizadora na constituição de um possível professor alfabetizador. A participação no PIBID-Pedagogia-UEM tem sido uma importante possibilidade de aprendizagens da docência, pois oportuniza aos estudantes em formação um contato direto com o ambiente escolar. As experiências na sala de aula levantam desafios e demandas, que, por sua vez, inspiram reflexões, pesquisas e teorizações educacionais. As vivências têm evidenciado a compreensão de que o professor-alfabetizador trabalha para além da dimensão conceitual, abordando também a dimensão afetiva, ética e a preocupação com uma formação crítico-reflexiva das crianças.