O presente relato de experiência é fruto de um estudo mais amplo relacionado ao uso e à eficácia do geoplano (material manipulativo - físico) como uma ferramenta didática para a construção e exploração dos atributos geométricos das formas planas e dos poliedros, no 6º ano do Ensino Fundamental. As práticas aqui reportadas foram vivenciadas em uma escola pública municipal localizada em Garanhuns (PE). Neste cenário, inicialmente os estudantes utilizaram o recurso didático (geoplano) para representar formas geométricas planas (regiões poligonais), como triângulos, quadrados, pentágonos e hexágonos. Essa abordagem promoveu a compreensão visual e tangível de conceitos geométricos, preparando-os para uma próxima etapa, na qual construíram prismas e pirâmides com bases nas formas geométricas mencionadas anteriormente. Em sequência, os estudantes a partir das planificações (em papel) construíram diferentes sólidos geométricos e analisaram as suas respectivas características geométricas (nome, o número de lados, vértices e arestas). Esse método prático e interativo (estilo oficina didática) no ensino de geometria se mostrou eficaz pois, neste caso específico identificamos evidências do engajamento dos participantes e da aprendizagem dos conceitos geométricos abordados.