O presente relato de experiência objetiva descrever uma prática de ensino-aprendizagem desenvolvida para estudantes da Educação Básica sobre a problematização da temática “Saneamento Básico”, utilizando-se das metodologias ativas e Educação Maker no contexto das ações do Programa Residência Pedagógica (PRP) do Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde, subprojeto de biologia e Circuito Beija-flor. De modo qualitativo, utilizou-se da observação com registro em diário de campo das ações realizadas pelos residentes do PRP. As atividades tiveram início com o trabalho fantoches com estudantes do Ensino Fundamental no contexto do PRP e culminância com o Circuito Beija-Flor, evento realizado no IFGoiano, Campus Rio Verde. As ações pedagógicas desenvolvidas, embasadas nas metodologias ativas e Educação Maker, denotam que o uso dessas na Educação Básica contribuem para a dinamização do processo de ensino-aprendizagem sobre a temática da educação ambiental, de modo que os estudantes participam e se envolvem efetivamente na n aprendizagem da temática proposta.