Ações docentes promovidas por formadores de professores de Química tendem a ser objeto de estudo no campo da formação docente na área. Por essa razão, este trabalho objetiva analisar dizeres de professores orientadores no Programa de Residência Pedagógica, sobre suas percepções das atividades realizadas ao longo do primeiro Módulo do Programa (2022 - 2024), a partir de seus escritos produzidos cotidianamente. Com auxílio do software Iramuteq para realizar unitarização e categorização, adotou-se a técnica categorial-temático, da análise de conteúdo, sondando a produção textual em diário de campo on-line, pertencente à dois sujeitos de pesquisa que são professores orientadores de um Subprojeto de Residência Pedagógica, em execução no curso de Licenciatura em Química de uma das unidades da Universidade Estadual do Ceará, localizada no município de Limoeiro do Norte-CE. Imbricadas nas cinco categorias de pesquisa produzidas na análise, as percepções deles dizem respeito às atividades docentes em Química desempenhadas por diferentes agentes, principalmente pelo preceptor e pelos residentes. Elas estão relacionadas aos impactos no ensino de Ciências ocasionados pelo novo ensino médio; às observações refletidas de práticas docentes e de gestão no ambiente escolar; ao incentivo da UECE à propulsão de Programas Federais de formação docente; ao trabalho docente coletivo; e à efetiva aproximação entre escola e universidade no contexto da formação de professores (inicial e continuada).