Esta pesquisa ocorreu durante a realização da componente curricular de Prática Curricular na Dimensão Político-social, em que buscamos relacionar um objeto de conhecimento matemático, estatística, com o meio ambiente, visando despertar a percepção da conscientização ambiental por meio de um tratamento estatístico. Durante a realização desta pesquisa optamos por não desenvolver uma intervenção pedagógica, mas, uma pesquisa por meio da aplicação de questionário misto, que foi aplicado em uma escola pública, com 33 estudantes do 3º ano do ensino médio. Por se tratar de um questionário misto, foi utilizada a metodologia quali-quantitativa. Finalizada a organização dos dados foram construídos gráficos sobre aquilo que concerne as análises quantitativas e no que se refere a análise qualitativa. Assim, foi possível perceber que a estatística pode auxiliar para a conscientização ambiental, criando um pensamento crítico que deu origem a três categorias emergentes: uso indevido da água; pensamento de mudança com o uso da água; sugestões de mudança de atitude para o uso da água. Dentre nossas conclusões entendemos que esta prática pode despertar um olhar de preocupação a respeito da temática explorada e ficou perceptível que desenvolveu um pensamento reflexivo nos discente que participaram da pesquisa.