Nesse relato de experiência trouxemos uma atividade desenvolvida no ensino fundamental de uma escola periférica, em que trabalhamos as habilidades socioemocionais, nos propusemos a fazer a leitura o livro "Verde de Inveja" de Sara Agostini para as crianças, ao fim da história pedimos a interação delas para saber em quais momentos elas sentiram inveja de algo ou alguém. Nos deparamos com o relato de uma aluno que sofreu as mazelas do racismo. Em nosso relato dialogamos com alguns autores para podermos entender o surgimento no âmbito social e os impactos que o racismo pode provocar nas crianças. No momento em que ficamos cientes da situação vivida pela criança, percebemos que o espaço que estamos ocupando dentro de sala de aula, deve ser um espaço de combate de qualquer situação discriminatória, e não seria diferente com o racismo, mudamos o nosso planejamento do dia para que houvesse a compreensão da pluralidade étnica-racial no Brasil, a fim de haver a exaltação da beleza que existe na diversidade e principalmente nas crianças, para que dessa forma, elas olhem para si e se sintam belas.