O presente estudo tem o intuito de explicitar como os gêneros do discurso podem aprimorar dificuldades de letramento de estudantes no seu processo de formação escolar . Para tal objetivo, os estudantes que compõem a análise serão compreendidos enquanto leitores e produtores de sentido e de subjetividade, permeados de visões de mundo que influenciam suas interpretações, conforme os postulados de leitura e de formação humana de Kleiman (2004). Logo, o corpus de análise será dado sobre turmas do ensino básico que tiveram contato com gêneros pré e nativo digitais no processo de ensino por sequências didáticas. Depois, esses alunos passaram pelo processo de produção textual com base no estudo desses gêneros em moldes de leitura, de oralidade e de análise linguística – eixos propostos na Base Nacional Comum - BNCC para a educação básica. Ainda, será possível perceber em que medida os gêneros discursivos são percebidos como práticas sociais pelos alunos segundo os preceitos de Marcuschi (2008). Assim, examinar-se-á de que forma a leitura e a produção textual de gêneros a partir desse viés se constituem em práticas de letramento dentro e fora do espaço-tempo escolar.