O Projeto Político-Pedagógico (PPP), é um dos instrumentos mais importantes de construção de identidade de uma escola, pois tem o potencial de fomentar na comunidade escolar o sentimento de pertencimento, a percepção do direito à diferença, à transparência, à solidariedade e à participação. Nesse sentido, é importante que docentes em formação conheçam o PPP das escolas nas quais se inserem para realizar seus estágios supervisionados. Dessa forma, propusemos uma análise documental com objetivo de identificar no PPP elementos que demonstrem a identidade de escola pública mantida pela Secretaria Municipal de Educação do município de São Gabriel, bem como suas escolhas teórico-conceituais e metodológicas, identificando as fragilidades do documento, a fim de compreender a organização educacional da Escola. O documento analisado tem muitas fragilidades, não expressando o alinhamento teórico-conceitual e metodológico adotado na escola, nem a identidade de sua comunidade e ambiente educativo. Assim, não é possível aos professores que chegam à escola, sejam estes efetivos ou em formação, vislumbrar a comunidade e os desafios sociais enfrentados por ela, sendo importante a reescrita do documento analisado pela comunidade escolar, de forma participativa e democrática, assumindo-se a identidade da comunidade escolar atendida.