O presente trabalho apresenta e discute a proposta desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da área de Física, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em que ocorreu uma investigação da realidade. Este estudo culminou, em um dos núcleos de trabalho, na identificação do Tema Gerador "Invisibilidade Social: a Irresponsabilidade Coletiva no Bairro Noal”. A partir desse tema, foram elaboradas aulas que buscaram problematizar os educandos sobre problemas no trânsito e falta de investimentos na comunidade. O planejamento das aulas foi estruturado em três Unidades Temáticas, envolvendo situações físicas da realidade dos educandos. Este trabalho apresenta um exemplo de como os Três Momentos Pedagógicos (3MP) podem ser aplicados na prática, tanto para estruturar o currículo, como para a sala de aula. O objetivo é promover uma educação libertadora e transformadora, proposta por Paulo Freire, desenvolvendo o pensamento crítico no educando e tornando-o sujeito de seu próprio conhecimento. A utilização de uma abordagem curricular e pedagógica, baseada na autonomia, participação ativa dos sujeitos e integração com a comunidade, possibilita o desenvolvimento de aulas problematizadoras que demonstraram potencial para despertar a consciência crítica dos educandos sobre questões sociais e a relevância da Física em suas vidas.