O ensino de Biologia desempenha papel fundamental na compreensão dos fenômenos naturais, o que possibilita o professor explorar a veracidade dos conceitos teóricos trabalhados em sala de aula, por meio de aulas práticas, que relaciona as experiências vivenciadas pelos alunos com os conceitos estudados em sala, e permite o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, a partir de conhecimentos previamente estabelecidos, na construção de conhecimentos científicos-tecnológicos e suas implicações na sociedade. Considerada como ferramenta de ensino significativa para a aprendizagem, as aulas práticas facilitam a fixação de conhecimentos que não puderam ser compreendidos somente na teoria e estimula o desenvolvimento de habilidades investigativas, experimentais e de análises e/ou afetivas, que está relacionada com o trabalho em grupo ou reflexão das ações no ambiente (interesses, atitudes e valores). Dessa forma, esse trabalho objetivou fazer uma análise de cunho crítico-reflexiva sobre a experiência de uma graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – campus Ponta Grossa, juntamente com o professor preceptor, sobre quatro tipos de aulas práticas distintas e suas contribuições, em uma turma do 1° ano do Ensino Médio regular em um colégio localizado no município de Ponta Grossa. Como resultado, foi possível notar a diversidade das práticas que rege como transformadoras no processo de desenvolvimento do pensamento humano e sua integração social, pois por meio delas, os alunos vão à procura de resolução dos problemas, de respostas às indagações e começam a assimilar a teoria e a prática como uma singularidade.