O uso de recursos didáticos no ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos pode proporcionar aulas mais dinâmicas, contribuir para o desenvolvimento dos alunos, propiciar a compreensão dos conceitos e estimular o gosto pela matemática. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo descrever a experiência da utilização do bingo matemático como recurso didático, no intuito de contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos, no 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Marabá, no Pará. Para isso, utilizamos o relato de experiência e diários de bordo elaborados no decorrer das aulas. Como referencial teórico buscamos autores e documentos que tratam da temática, dentre eles: Mussi, Almeida e Flores (2021), Dutra (2019), Base Nacional Comum Curricular-BNCC (2018), Pontes (2018), Passos e Takahashi (2018), Ribas (2016), Brighente e Mesquida (2016), Calleja (2008), França; Santos e Santos (2007), Minayo (2007), Lorenzato (2006), Grando (1995) e D’Ambrósio (1989). Foi possível concluir que o bingo matemático revelou-se um valioso recurso didático, capaz de dinamizar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos, tais como: quatro operações básicas, potenciação, radiciação, fatoração, raiz quadrada, grandezas e porcentagem. Sendo assim, podemos inferir que os jogos podem ser grandes aliados para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Além disso, despertam a curiosidade, a atenção dos alunos e podem tornar as aulas mais interessantes e agradáveis, criando um clima propício e prazeroso para a aprendizagem dos conteúdos matemáticos.