DOPFER, André Luis et al.. Obmep como guia para a docência. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103328>. Acesso em: 21/11/2024 22:01
Nesse texto iremos abordar as experiências vivenciadas por um estudante do Programa de Iniciação à Docência - PIBID do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco. Todas as atividades foram desenvolvidas no 6º Colégio da Polícia Militar – Pato Branco – PR , “Ten. Cel. PM Luiz Antonio Ferreira”, colégio parceiro do PIBID, desde a observação de aulas, participação de reuniões pedagógicas até o desenvolvimento e aplicação de atividades em um programa de aprofundamento matemático. Este texto tem o foco principalmente no Projeto de Aprofundamento Matemático desenvolvido com os estudantes do 8º e 9º Ano, que realizaram a prova do nível dois na segunda etapa da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Além de primeiramente desenvolver habilidades matemáticas, também foi levado muito em conta o necessário para que os estudantes resolvessem com autonomia, raciocínio dedutivo e argumentativo as questões da olimpíada. Além disso, ao desenvolver o projeto PIBID, o foi inserido no universo da docência.