O relato trata da experiência de Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, ocorrida na Escola Estadual Dom Pedro II, MG. Os residentes tiveram um papel central no planejamento e condução de aulas para turmas do Primeiro Ano do Ensino Médio. A Residência Pedagógica permitiu explorar preocupações sobre a reforma do Novo Ensino Médio, não só em termos curriculares, mas também em seus impactos reais. Com este relato busca-se questionar e entender as motivações por trás da reforma, avaliando sua relevância para os alunos e questionando se ela busca uma formação completa ou apenas atende demandas básicas. O tema ficou em evidência para os residentes, a partir de intervenções urbanas que foram realizadas com os alunos, explorando suas preocupações e incentivando ações práticas de mudança no ambiente escolar. O relato levanta questões críticas sobre a reforma do Ensino Médio, questionando se houve consulta aos professores e alunos, se suas necessidades foram consideradas e se a reforma busca melhorar a qualidade educacional ou apenas resolver problemas superficiais. Além disso, o relato aborda preocupações sobre a carga horária excessiva, impactos no bem-estar dos professores e a ênfase na adaptação curricular ao mercado de trabalho. Argumenta-se que a educação não deve ser limitada a preparar para o mercado, mas também deve promover pensamento crítico e formação integral.