Sabe-se que é importante pensar na materialidade da escola, bem como da comunidade escolar, para que se pensem as ações de ensino, pesquisa e extensão na instituição, bem como nas ações e nos projetos em diálogo com as universidades. Com base nisto, partido do grupo do projeto de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foram aplicados na Escola Estadual de Ensino Médio Cívico-militar Nossa Senhora Aparecida de Tramandaí questionários formulados com o objetivo de se traçar um panorama socioeconômico a respeito das famílias dos alunos. A partir dos resultados obtidos, foram elaborados gráficos que foram discutidos nas turmas da escola, servindo também como um momento formativo de pesquisa e interpretação de dados com os estudantes, que indicaram possíveis caminhos para futuras ações do grupo de Residência Pedagógica com a comunidade escolar, partindo da radicalidade e das necessidades observadas coletivamente. A possibilidade de formações que dessem capacitação para o trabalho, bem como oportunidades de empregos formais que permitissem que os estudantes permanecessem na escola, e futuramente na universidade, foi apontado como importante, visto que uma pessoa a mais trabalhando é uma necessidade das famílias dos estudantes; e pensar em maneiras de permitir que esse estudante trabalhe com seus direitos garantidos (e evitando a evasão escolar) ainda é um desafio.