Objetivo deste relato é narrar a experiência da construção de um audiovisual com a turma do Nono Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Aleijadinho, localizada na região de Santo Antônio do Salto, distrito na zona rural de Ouro Preto (MG), por intermédio do Programa Residência Pedagógica(PRP). O trabalho do audiovisual foi construir um pequeno documentário, com a temática bullying, mas conforme o desdobramento da proposta, junto com o(a)s discentes, o processo se transforma em curta-metragem. O tema, bullying escolar, foi um assunto de interesse de pesquisa, por causa da alta incidência de casos que ocorrem no âmbito escolar. Para construir o curta-metragem junto com o(a)s discentes, metodologias de Paulo Freire e jogos teatrais de Augusto Boal foram colocadas em prática, pois o tema e as metodologias têm uma boa junção para trabalhar. Os trabalhos iniciais foram positivos, onde os discentes logo começaram a expressar suas opiniões e sentimentos sobre o bullying. Portanto, esse relato inicial do projeto, mostra como o audiovisual é uma linguagem relevante para estudantes da atualidade.