Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

REFLEXO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NA FORMAÇÃO INTEGRAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA, NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103678
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1196
    "inscrito_id" => 7431
    "titulo" => "REFLEXO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NA FORMAÇÃO INTEGRAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA, NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM"
    "resumo" => "A pesquisa analisou os reflexos do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação integral de estudantes do ensino médio, com foco na disciplina de Educação Física, em uma escola pública em Parintins, Amazonas. O estudo investigou como a presença dos residentes de Educação Física influencia a dinâmica escolar, explorando a percepção dos estudantes sobre a relevância do programa, o impacto nas aulas de Educação Física e sua influência na formação integral. Através de questionários e análises qualitativas, os resultados indicaram que a maioria dos estudantes reconhecem a importância do PRP e compreende sua influência positiva, tanto nas aulas quanto em demais experiências escolares. Os resultados revelaram ainda que o PRP influencia na formação integral dos estudantes, uma vez que este não é apenas um ser biológico, mas social, pensante, e atuante culturalmente. Portanto, concluímos que o PRP desperta no aluno seu protagonismo e estimula-o a participação nas aulas, além disso, o PRP vem se tornando uma parceira na construção de valores culturais, sociais, éticos e morais. Dessa forma, podemos afirmar que o PRP desempenha um papel crucial na formação dos estudantes do ensino médio, preparando-os para a atuação em sociedade. Devido a falta de referências que dialoguem a temática apresentada, os pesquisadores sugerem que o meio acadêmico e científico explorem mais esse campo, no sentido de realizar mais estudos sobre o tema. Alinhado a isso, ressaltamos a importância desse Artigo, uma vez que poderá ser útil, como fonte de pesquisa para estudos que surgirão."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7431_TB1196_01092023105551.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO SARMENTO PINTO"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "rodrigosarmentopinto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103678
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1196
    "inscrito_id" => 7431
    "titulo" => "REFLEXO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NA FORMAÇÃO INTEGRAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA, NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM"
    "resumo" => "A pesquisa analisou os reflexos do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação integral de estudantes do ensino médio, com foco na disciplina de Educação Física, em uma escola pública em Parintins, Amazonas. O estudo investigou como a presença dos residentes de Educação Física influencia a dinâmica escolar, explorando a percepção dos estudantes sobre a relevância do programa, o impacto nas aulas de Educação Física e sua influência na formação integral. Através de questionários e análises qualitativas, os resultados indicaram que a maioria dos estudantes reconhecem a importância do PRP e compreende sua influência positiva, tanto nas aulas quanto em demais experiências escolares. Os resultados revelaram ainda que o PRP influencia na formação integral dos estudantes, uma vez que este não é apenas um ser biológico, mas social, pensante, e atuante culturalmente. Portanto, concluímos que o PRP desperta no aluno seu protagonismo e estimula-o a participação nas aulas, além disso, o PRP vem se tornando uma parceira na construção de valores culturais, sociais, éticos e morais. Dessa forma, podemos afirmar que o PRP desempenha um papel crucial na formação dos estudantes do ensino médio, preparando-os para a atuação em sociedade. Devido a falta de referências que dialoguem a temática apresentada, os pesquisadores sugerem que o meio acadêmico e científico explorem mais esse campo, no sentido de realizar mais estudos sobre o tema. Alinhado a isso, ressaltamos a importância desse Artigo, uma vez que poderá ser útil, como fonte de pesquisa para estudos que surgirão."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7431_TB1196_01092023105551.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO SARMENTO PINTO"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "rodrigosarmentopinto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A pesquisa analisou os reflexos do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação integral de estudantes do ensino médio, com foco na disciplina de Educação Física, em uma escola pública em Parintins, Amazonas. O estudo investigou como a presença dos residentes de Educação Física influencia a dinâmica escolar, explorando a percepção dos estudantes sobre a relevância do programa, o impacto nas aulas de Educação Física e sua influência na formação integral. Através de questionários e análises qualitativas, os resultados indicaram que a maioria dos estudantes reconhecem a importância do PRP e compreende sua influência positiva, tanto nas aulas quanto em demais experiências escolares. Os resultados revelaram ainda que o PRP influencia na formação integral dos estudantes, uma vez que este não é apenas um ser biológico, mas social, pensante, e atuante culturalmente. Portanto, concluímos que o PRP desperta no aluno seu protagonismo e estimula-o a participação nas aulas, além disso, o PRP vem se tornando uma parceira na construção de valores culturais, sociais, éticos e morais. Dessa forma, podemos afirmar que o PRP desempenha um papel crucial na formação dos estudantes do ensino médio, preparando-os para a atuação em sociedade. Devido a falta de referências que dialoguem a temática apresentada, os pesquisadores sugerem que o meio acadêmico e científico explorem mais esse campo, no sentido de realizar mais estudos sobre o tema. Alinhado a isso, ressaltamos a importância desse Artigo, uma vez que poderá ser útil, como fonte de pesquisa para estudos que surgirão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.