A pesquisa analisou os reflexos do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação integral de estudantes do ensino médio, com foco na disciplina de Educação Física, em uma escola pública em Parintins, Amazonas. O estudo investigou como a presença dos residentes de Educação Física influencia a dinâmica escolar, explorando a percepção dos estudantes sobre a relevância do programa, o impacto nas aulas de Educação Física e sua influência na formação integral. Através de questionários e análises qualitativas, os resultados indicaram que a maioria dos estudantes reconhecem a importância do PRP e compreende sua influência positiva, tanto nas aulas quanto em demais experiências escolares. Os resultados revelaram ainda que o PRP influencia na formação integral dos estudantes, uma vez que este não é apenas um ser biológico, mas social, pensante, e atuante culturalmente. Portanto, concluímos que o PRP desperta no aluno seu protagonismo e estimula-o a participação nas aulas, além disso, o PRP vem se tornando uma parceira na construção de valores culturais, sociais, éticos e morais. Dessa forma, podemos afirmar que o PRP desempenha um papel crucial na formação dos estudantes do ensino médio, preparando-os para a atuação em sociedade. Devido a falta de referências que dialoguem a temática apresentada, os pesquisadores sugerem que o meio acadêmico e científico explorem mais esse campo, no sentido de realizar mais estudos sobre o tema. Alinhado a isso, ressaltamos a importância desse Artigo, uma vez que poderá ser útil, como fonte de pesquisa para estudos que surgirão.