O processo de instrução é uma interação fundamentada na intenção de partilhar conhecimento, o qual é assimilado de acordo com as experiências individuais. Essa ponderação adquire importância, pois orienta a tarefa do educador, concedendo-lhe a oportunidade de contemplar o propósito inerente a essa posição. O programa de Residência Pedagógica desempenha um papel significativo durante o processo de formação, uma vez que promove a fusão de conhecimentos relacionados à prática docente. Isso ocorre através do compartilhamento de saberes com a professora preceptora (escola) e a professora orientadora (universidade) que estão ativamente engajadas no ensino, bem como com a equipe coordenadora do programa. Esse intercâmbio de conhecimentos proporciona uma perspectiva abrangente da profissão, contribuindo de maneira substancial em nossa jornada rumo à compreensão de como ser professor. O presente texto irá abordar minha experiência com a docência como residente pedagógica, nele estão contidas minhas observações, a metodologia utilizada, referencial teórico, objeto de estudos e os resultados e discussões que obtive neste período de iniciação à docência.