O processo de ensino-aprendizagem requer do docente conhecimentos de diferentes áreas, uma delas é o que ensina e como ensinar, desta forma, colocamos como objetivo desse trabalho: uma possibilidade de organização didático no ensino do xadrez. Para isso, foram realizadas uma sequência de aulas, com duas turmas de 5º anos da rede municipal de Londrina, com a unidade temática Xadrez, com apoio do Projeto Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, o processo foi realizado em parceria entre os estudantes pibidianos da Universidade Estadual de Londrina - UEL, e uma professora de Educação Física em processo de formação continuada. Neste sentido, surge como problemática: Qual a compreensão de autonomia docente na elaboração do planejamento do ensino do conteúdo Xadrez, as estratégias e metodologia utilizadas no processo de intervenção docente. A metodologia de ensino está pautada em uma teoria crítica da educação que orienta a formação integral do sujeito. Desta forma, o planejamento das aulas, apresentou 8 aulas que tiverem vários objetivos, para possibilitar aos alunos maior oportunidade de aprender, durante a implementação foi necessário aumentar ou acelerar as estratégias de ensino de acordo com as respostas observadas nas turmas, isso foi possível por meio da avaliação formativa em que por meio da observação e de problematizações, foi verificado que os objetivos foram atingidos, por fim, realizamos uma avaliação descritiva e objetiva, e posteriormente feita um devolutiva para o aluno e familiares.