O desenvolvimento da percepção espacial e habilidades espaciais é essencial para a compreensão do mundo e para a interação com diferentes sistemas simbólicos, incluindo a linguagem escrita e a matemática. Essa investigação tem como objetivo apresentar um leque de atividades que permitem a construção infralógica do espaço e assim favorecer os processos de alfabetização e construção do número. Durante 11 intervenções, participaram das atividades 8 crianças do 3° ano do ensino fundamental, com idades entre 8 e 9 anos. As atividades foram realizadas em uma escola municipal, entre os meses de fevereiro a junho do ano de 2023. Ao explorar diferentes arranjos das peças e responder a questionamentos, os alunos desenvolveram habilidades de observação, classificação, seriação, e noção de espaço. O jogo de tabuleiro estimulou o raciocínio lógico-matemático e utilizou a operação aritmética de adição e sua inversa (subtração) para avançar no jogo. As atividades apresentadas proporcionaram o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, e promoveram conhecimentos necessários à construção do sistema alfabético de escrita.