O presente trabalho foi baseado em uma regência que planejamos e desenvolvemos em um colégio estadual da cidade de Campo Mourão, durante a vigência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A aula em questão foi desenvolvida buscando realizar uma articulação entre teoria e prática, por meio de uma atividade experimental. A potencialidade da utilização de tal recurso deu-se a partir das observações das regências do professor supervisor, nas quais observamos a dificuldade dos estudantes em conhecimentos prévios que já haviam sido discutidos em aulas teóricas, muitas vezes apresentadas de forma abstrata. Para que tivéssemos uma reelaboração do conhecimento referente ao conteúdo de eletroquímica, em específico a pilha de Daniell foi planejada, desenvolvida e avaliada uma prática experimental. Como avaliação somativa foi realizada uma cruzadinha enquanto atividade lúdica para os alunos, e com isso foi avaliada a aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, percebe-se enquanto estudantes em formação inicial que este processo de reflexão da prática docente dar-se-á de forma contínua, e neste sentido, observa-se o quão importante é o desenvolvimento de regências articulando diversificados recursos, principalmente que busquem uma articulação entre o conhecimento abstrato e a realidade dos estudantes.