Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ATIVIDADES LÚDICAS E A PRÁTICA DA PILHA DE DANIELL PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103866
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1408
    "inscrito_id" => 7419
    "titulo" => "ATIVIDADES LÚDICAS E A PRÁTICA DA PILHA DE DANIELL PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA"
    "resumo" => "O presente trabalho foi baseado em uma regência que planejamos e desenvolvemos em um colégio estadual da cidade de Campo Mourão, durante a vigência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A aula em questão foi desenvolvida buscando realizar uma articulação entre teoria e prática, por meio de uma atividade experimental. A potencialidade da utilização de tal recurso deu-se a partir das observações das regências do professor supervisor, nas quais observamos a dificuldade dos estudantes em conhecimentos prévios que já haviam sido discutidos em aulas teóricas, muitas vezes apresentadas de forma abstrata. Para que tivéssemos uma reelaboração do conhecimento referente ao conteúdo de eletroquímica, em específico a pilha de Daniell foi planejada, desenvolvida e avaliada uma prática experimental. Como avaliação somativa foi realizada uma cruzadinha enquanto atividade lúdica para os alunos, e com isso foi avaliada a aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, percebe-se enquanto estudantes em formação inicial que este processo de reflexão da prática docente dar-se-á de forma contínua, e neste sentido, observa-se o quão importante é o desenvolvimento de regências articulando diversificados recursos, principalmente que busquem uma articulação entre o conhecimento abstrato e a realidade dos estudantes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7419_TB1408_22112023171102.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO CORREIA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO"
    "autor_email" => "rcorreia.2021@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103866
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1408
    "inscrito_id" => 7419
    "titulo" => "ATIVIDADES LÚDICAS E A PRÁTICA DA PILHA DE DANIELL PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA"
    "resumo" => "O presente trabalho foi baseado em uma regência que planejamos e desenvolvemos em um colégio estadual da cidade de Campo Mourão, durante a vigência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A aula em questão foi desenvolvida buscando realizar uma articulação entre teoria e prática, por meio de uma atividade experimental. A potencialidade da utilização de tal recurso deu-se a partir das observações das regências do professor supervisor, nas quais observamos a dificuldade dos estudantes em conhecimentos prévios que já haviam sido discutidos em aulas teóricas, muitas vezes apresentadas de forma abstrata. Para que tivéssemos uma reelaboração do conhecimento referente ao conteúdo de eletroquímica, em específico a pilha de Daniell foi planejada, desenvolvida e avaliada uma prática experimental. Como avaliação somativa foi realizada uma cruzadinha enquanto atividade lúdica para os alunos, e com isso foi avaliada a aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, percebe-se enquanto estudantes em formação inicial que este processo de reflexão da prática docente dar-se-á de forma contínua, e neste sentido, observa-se o quão importante é o desenvolvimento de regências articulando diversificados recursos, principalmente que busquem uma articulação entre o conhecimento abstrato e a realidade dos estudantes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7419_TB1408_22112023171102.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO CORREIA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO"
    "autor_email" => "rcorreia.2021@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente trabalho foi baseado em uma regência que planejamos e desenvolvemos em um colégio estadual da cidade de Campo Mourão, durante a vigência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A aula em questão foi desenvolvida buscando realizar uma articulação entre teoria e prática, por meio de uma atividade experimental. A potencialidade da utilização de tal recurso deu-se a partir das observações das regências do professor supervisor, nas quais observamos a dificuldade dos estudantes em conhecimentos prévios que já haviam sido discutidos em aulas teóricas, muitas vezes apresentadas de forma abstrata. Para que tivéssemos uma reelaboração do conhecimento referente ao conteúdo de eletroquímica, em específico a pilha de Daniell foi planejada, desenvolvida e avaliada uma prática experimental. Como avaliação somativa foi realizada uma cruzadinha enquanto atividade lúdica para os alunos, e com isso foi avaliada a aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, percebe-se enquanto estudantes em formação inicial que este processo de reflexão da prática docente dar-se-á de forma contínua, e neste sentido, observa-se o quão importante é o desenvolvimento de regências articulando diversificados recursos, principalmente que busquem uma articulação entre o conhecimento abstrato e a realidade dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.