Este relato compreende a perspectiva de bairro como uma unidade espacial complexa, permeada por interações sociais, diversidade cultural e divisões políticas, sendo a escola um dos espaços públicos de destaque na socialização dos jovens. Com isso, entende-se a escola como um importante agente de transformação social do bairro, porém que também recebe influência do contexto externo. Levando-se em consideração que os estudantes carregam consigo vivências, valores, crenças e perspectivas de mundo em comum com sua comunidade, realizamos um levantamento de informações sobre o bairro da escola em que iríamos atuar no contexto do PIBID Biologia UFBA. Tais atividades tiveram como objetivo conhecer o contexto sociocultural dos estudantes de modo a subsidiar o planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas e formativas na escola. Com essas informações desenvolvemos um infográfico que foi compartilhado, durante a Jornada Pedagógica da escola com os docentes, promovendo uma rica troca de conhecimentos sobre o bairro e espaço escolar. A partir da vivência enquanto bolsista do PIBID foi possível relacionar a teoria com a prática de forma bastante profunda, experienciando por observação como fatores externos podem influenciar no cotidiano da escola. Um dos elementos observados foi a violência escolar, sendo o tráfico de drogas na escola um notável vetor desses episódios. Dada a influência mútua entre escola e bairro, e o potencial da escola como agente de mudança social, as atividades escolares podem gerar oportunidades para catalisar transformações sociais significativas, contudo, sem creditar à escola a resolução imediata de problemas sociais graves que invadem o ambiente escolar.