O ensino de ciências surgiu como um conhecimento elitizado, com objetivo de atender às demandas científicas e tecnológicas da sociedade moderna, porém com o passar das gerações a educação passou por novas concepções metodológicas, de maneira que o ensino de ciências deixe de limitar ao método tradicional engessado e desestimulante, com aulas exclusivamente expositivas. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a contribuição da sequência didática na abordagem do conteúdo de interações ecológicas. Para a coleta e análise de dados, utilizou-se a técnica de observação participante, como também a construção conjunta de mapas mentais. Os resultados revelaram que a sequência didática baseada em métodos participativos e interativos, se mostrou estimulante no envolvimento direto dos alunos em seu processo de aprendizagem, através do engajamento ativo dos estudantes, da colaboração em grupo e da construção conjunta do conhecimento. Ademais, os discentes conseguiram conceituar, distinguir e diferenciar conceitos essenciais dentro do conteúdo abordado. Em síntese, conclui-se que a utilização da sequência didática com atividades que busquem a participação dos discentes e os coloque como protagonistas na construção do seu conhecimento pode ser uma ferramenta metodológica eficiente para o processo de ensino de biologia.