O Programa de Residência Pedagógica tem como foco a formação inicial de professores dentro do ambiente escolar. Uma das atividades realizadas é a busca por alternativas metodológicas de ensino que considerassem o conhecimento prévio e estivesse aplicada à realidade dos estudantes. O conteúdo trabalhado foi germinação de sementes e tecidos vegetais, uma área do conhecimento da biologia que comumente é negligenciado e não desperta interesse aos educandos. Foi realizado uma aula prática no jardim da escola em que os alunos prepararam o plantio de sementes de feijão em copo com substrato. A prática realizada retirou a monotonia do ambiente de sala de aula, estimulando a participação na atividade. A variação nos resultados de germinação proporcionou a interação dos estudantes nas discussões sobre diferentes metabolismos de sementes e ainda frutos comerciais sem sementes, que são exemplos do conteúdo estudado em sala aplicados na realidade dos estudantes. O acompanhamento do lento movimento de crescimento das plantas incentivou os estudantes a compararem com outros movimentos, como as de plantas insetívoras, o que foi benéfico por estimular a curiosidade e a associação dos conhecimentos prévios com os recém adquiridos em aula. Assim, uma prática torna o estudante ativo no processo de aprendizagem, o qual eleva a autoestima e a capacidade de resolução de problemas pessoais.