Este texto incide diretamente na experiência das graduandas do subprojeto "Alfabetização em Linguagens e em Matemática: Experiências Formativas Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental" em realizar oficinas com uso de materiais manipuláveis confeccionados pelos próprios alunos, no intuito de trabalhar a ideia de frações equivalentes dentro da concepção parte-todo, compreender frações e fazer relações com os jogos e materiais manipuláveis. A oficina foi realizada em quatro momentos, a temática foi realizada em turmas do 6º ano do ensino fundamental em uma escola estadual situada em um bairro periférico de Belém-PA. Enfocamos teoricamente na perspectiva de que quanto mais educadores capacitados em sala de aula para atuarem com os alunos com mais dificuldade de forma coparticipativa melhor para a aprendizagem. Os resultados obtidos são de cunho qualitativo, associado a pesquisa exploratória, embasada em observações e análises. Para avaliar os alunos foram realizadas atividades, e perguntas norteadoras, e concluímos que um dos fatores que contribuem para uma aprendizagem satisfatória é levar o aluno a construir os próprios conceitos em relação aos conteúdos trabalhados, no caso, as frações. Outro fator a se destacar é o trabalho em grupo, que permite a interação professor-aluno-conhecimento. Nesse sentido utilizar materiais manipuláveis e jogos de frações como dispositivos didáticos fortalece a relação professor/aluno/conhecimento e traz benefícios para o aluno, ao facilitar a compreensão do contexto onde a fração está sendo aplicada; e para o professor que, no processo, pode questionar o aluno avaliando sua compreensão e fazendo as observações necessárias.