A educação brasileira vem buscando no decorrer dos tempos estratégias que possam melhorar a qualidade do ensino público. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (CAPES) apresenta como um de seus objetivos a valorização da formação docente, e foi desenvolvido no Curso de Educação Física (CEF - CAPF) com a temática “O impacto do PIBID na formação inicial: da universidade ao chão da escola”. O presente estudo objetivou analisar o subprojeto do PIBID-CEF, buscando identificar as ações que nortearam o desenvolvimento do subprojeto no contexto escolar, bem como as estratégias utilizadas para incentivar a formação inicial. A metodologia utilizada para a realização da investigação foi a análise de conteúdo (Bardin, 1997). O instrumento utilizado para o desenvolvimento da pesquisa foi o diário de campo de bolsistas do subprojeto do PIBID-CEF. Os resultados analisados no diário de campo revelaram que os participantes do subprojeto tiveram um salto qualitativo na formação profissional, ou seja, os acadêmicos integrantes passaram a valorizar o magistério no campo da pesquisa, ensino e extensão na medida em que passaram a buscar estratégias diferenciadas de ensino. Assim, destacamos que o PIBID é um programa de excelência por promover uma formação de licenciados capacitados e professores qualificados, principalmente por valorizar e incentivar o ser professor desde o início da graduação.