EXPLORANDO O UNIVERSO DO POEMA VISUAL: UMA JORNADA ARTÍSTICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104247 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1840 "inscrito_id" => 5816 "titulo" => "EXPLORANDO O UNIVERSO DO POEMA VISUAL: UMA JORNADA ARTÍSTICA" "resumo" => "O gênero Poema Visual é um tipo de poesia em que o texto e os recursos imagéticos são dispostos para se tornarem a principal característica dessa expressão poética, o que a torna uma forma de arte que combina palavras e imagens que transmitem significado e emoção. Diferentemente da poesia tradicional, os poemas visuais exploram a disposição espacial das palavras, cores, formas e imagens que criam um impacto visual único. Dessa forma, o objetivo é fazer compreender o conceito de poema visual e suas diferenças em relação a outros gêneros literários, além de identificar e descrever os elementos visuais presentes nesse tipo de poema. Como pressupostos teóricos nos fundamentamos em Cosson (2006) sobre o letramento literário, Dalvi, Rezende e Jover-Faleiros (2013) sobre a leitura literária na escola e, Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011) sobre o procedimento de Sequência Didática. Como metodologia, esse trabalho se enquadra em uma pesquisa aplicada e de abordagem qualitativa, visto que os dados serão lidos e interpretados a partir de materiais impressos. (Gil, 2002). Nesse sentido, uma abordagem que exponha detalhadamente o conceito de poema visual e ilustrações exemplares. Os alunos serão incentivados a analisar, identificar, interpretar e debater as características particulares a esses poemas. Será solicitado que reconheçam os tipos de imagens empregadas e as variantes linguísticas que o compõem. Conclui-se, portanto, que a abordagem dos poemas visuais encorajou os alunos a desenvolverem habilidades de pensamento crítico e a fazer conexões interdisciplinares entre a arte e a linguagem." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5816_TB1840_04102023224656.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORAH LETÍCIA RAMOS BARBOZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DEBORAH BARBOZA" "autor_email" => "deborah.barboza@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104247 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1840 "inscrito_id" => 5816 "titulo" => "EXPLORANDO O UNIVERSO DO POEMA VISUAL: UMA JORNADA ARTÍSTICA" "resumo" => "O gênero Poema Visual é um tipo de poesia em que o texto e os recursos imagéticos são dispostos para se tornarem a principal característica dessa expressão poética, o que a torna uma forma de arte que combina palavras e imagens que transmitem significado e emoção. Diferentemente da poesia tradicional, os poemas visuais exploram a disposição espacial das palavras, cores, formas e imagens que criam um impacto visual único. Dessa forma, o objetivo é fazer compreender o conceito de poema visual e suas diferenças em relação a outros gêneros literários, além de identificar e descrever os elementos visuais presentes nesse tipo de poema. Como pressupostos teóricos nos fundamentamos em Cosson (2006) sobre o letramento literário, Dalvi, Rezende e Jover-Faleiros (2013) sobre a leitura literária na escola e, Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011) sobre o procedimento de Sequência Didática. Como metodologia, esse trabalho se enquadra em uma pesquisa aplicada e de abordagem qualitativa, visto que os dados serão lidos e interpretados a partir de materiais impressos. (Gil, 2002). Nesse sentido, uma abordagem que exponha detalhadamente o conceito de poema visual e ilustrações exemplares. Os alunos serão incentivados a analisar, identificar, interpretar e debater as características particulares a esses poemas. Será solicitado que reconheçam os tipos de imagens empregadas e as variantes linguísticas que o compõem. Conclui-se, portanto, que a abordagem dos poemas visuais encorajou os alunos a desenvolverem habilidades de pensamento crítico e a fazer conexões interdisciplinares entre a arte e a linguagem." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5816_TB1840_04102023224656.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORAH LETÍCIA RAMOS BARBOZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DEBORAH BARBOZA" "autor_email" => "deborah.barboza@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }