O presente relato tem o objetivo de manifestar a experiencia do PIBID, no subprojeto de História no Centro Universitário do Distrito Federal em parceria com a Escola Campo de ensino integrado da mesma localidade. A justificativa do trabalho além de fornecer bases para incentivo a licenciatura em História é discutir o modelo implementado pela reforma do novo Ensino Médio nas escolas públicas brasileiras. Na Escola Campo do subprojeto, o Ensino Médio é integrado à Educação Técnica e Profissional (ETP) e ofertado de forma Integral, com os tempos e espaços das atividades educacionais. A presença dos estudantes universitários no espaço escolar foi de frutífera contribuição para a IES de origem no sentido de relacionar teoria e prática no processo de aprendizado e no estímulo a prática docente. Os alunos do PIBID conduzidos pela professora supervisora, participaram da elaboração de materiais didáticos, vivencias em sala de aula e se ambientaram o processo de gestão das turmas no modelo estabelecido pela escola. A construção da narrativa do trabalho vai de encontro às bases teóricas e metodológicas do ensino de História na perspectiva dos autores: Circe Bittencourt (2018), Silva Júnior (2017) e Jörn Rusen (2016).