O programa de Residência Pedagógica proporcionou aos estudantes de licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Maranhão uma oportunidade única de imersão na realidade educacional maranhense, promovendo uma abordagem pedagógica baseada na filosofia do educador Paulo Freire. Os residentes aprenderam a adaptar seus métodos de ensino às necessidades dos alunos, envolvendo-os ativamente no processo de construção do conhecimento filosófico. A experiência revelou desafios estruturais, como a falta de climatização, que afetava a presença e a concentração dos alunos, levando os residentes a repensar suas estratégias pedagógicas. No entanto, a abordagem filosófica empregada permitiu que os alunos se envolvessem profundamente com os conceitos filosóficos, relacionando-os com suas próprias vidas e experiências. A filosofia, como ferramenta emancipatória, mostrou-se capaz de proporcionar uma compreensão mais profunda da realidade social e política, incentivando os alunos a serem agentes de transformação. A experiência na escola-campo destacou a importância da educação como um processo dialético e enriqueceu a formação dos residentes como futuros educadores, promovendo um diálogo genuíno com a realidade dos alunos e fortalecendo a conexão entre teoria e prática filosófica.