Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DESENVOLVENDO HABILIDADES FRACIONÁRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104414
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2029
    "inscrito_id" => 8856
    "titulo" => "DESENVOLVENDO HABILIDADES FRACIONÁRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho consiste em um relato das experiências obtidas durante a vivência de uma sequência didática elaborada durante os primeiros meses da edição do Pibid 2022-2024, do subprojeto Matemática da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. A partir disso, seguiu-se às etapas observação, planejamento, construção, reconstrução, execução e reavaliação da sequência didática, que se baseia na elaboração de recursos didáticos e metodológicos para a temática de frações. Com isso, objetivou-se tratar dos diferentes significados de fração por meio de problemas matemáticos para contextualizar os conhecimentos relativos às habilidades fracionárias em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual, situada na zona urbana do município de Petrolina, Pernambuco. Para tal, utilizou-se de situações-problema em atividades impressas para uma análise qualitativa das respostas dos estudantes. Diante disso, os objetivos estipulados foram alcançados, ainda que tenha sido reconhecida a dificuldade dos estudantes na interpretação dos enunciados, seja por questões relativas ao letramento dos discentes, seja pela forma estrutural de como os itens foram apresentados, apontando a necessidade de possíveis reformulações com vistas a um melhor desempenho."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV190_MD3_ID8856_TB2029_21112023144847.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ NILSON COELHO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "José Nilson"
    "autor_email" => "josenilson.sousa@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104414
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2029
    "inscrito_id" => 8856
    "titulo" => "DESENVOLVENDO HABILIDADES FRACIONÁRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho consiste em um relato das experiências obtidas durante a vivência de uma sequência didática elaborada durante os primeiros meses da edição do Pibid 2022-2024, do subprojeto Matemática da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. A partir disso, seguiu-se às etapas observação, planejamento, construção, reconstrução, execução e reavaliação da sequência didática, que se baseia na elaboração de recursos didáticos e metodológicos para a temática de frações. Com isso, objetivou-se tratar dos diferentes significados de fração por meio de problemas matemáticos para contextualizar os conhecimentos relativos às habilidades fracionárias em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual, situada na zona urbana do município de Petrolina, Pernambuco. Para tal, utilizou-se de situações-problema em atividades impressas para uma análise qualitativa das respostas dos estudantes. Diante disso, os objetivos estipulados foram alcançados, ainda que tenha sido reconhecida a dificuldade dos estudantes na interpretação dos enunciados, seja por questões relativas ao letramento dos discentes, seja pela forma estrutural de como os itens foram apresentados, apontando a necessidade de possíveis reformulações com vistas a um melhor desempenho."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV190_MD3_ID8856_TB2029_21112023144847.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ NILSON COELHO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "José Nilson"
    "autor_email" => "josenilson.sousa@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho consiste em um relato das experiências obtidas durante a vivência de uma sequência didática elaborada durante os primeiros meses da edição do Pibid 2022-2024, do subprojeto Matemática da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. A partir disso, seguiu-se às etapas observação, planejamento, construção, reconstrução, execução e reavaliação da sequência didática, que se baseia na elaboração de recursos didáticos e metodológicos para a temática de frações. Com isso, objetivou-se tratar dos diferentes significados de fração por meio de problemas matemáticos para contextualizar os conhecimentos relativos às habilidades fracionárias em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual, situada na zona urbana do município de Petrolina, Pernambuco. Para tal, utilizou-se de situações-problema em atividades impressas para uma análise qualitativa das respostas dos estudantes. Diante disso, os objetivos estipulados foram alcançados, ainda que tenha sido reconhecida a dificuldade dos estudantes na interpretação dos enunciados, seja por questões relativas ao letramento dos discentes, seja pela forma estrutural de como os itens foram apresentados, apontando a necessidade de possíveis reformulações com vistas a um melhor desempenho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.