Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DESAFIOS E BRILHANTURAS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104651
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2290
    "inscrito_id" => 7725
    "titulo" => "DESAFIOS E BRILHANTURAS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO QUÍMICA"
    "resumo" => "O programa Residência Pedagógica é um programa do governo federal, que, pelo intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior permite que os residentes mergulhem em uma jornada no mundo da pedagogia. Por meio deste, os licenciandos têm oportunidades de vivenciar e ter diversas experiências numa escola, denominada de escola-campo, onde o estudante de licenciatura vai aprender, entender e colocar em prática seus conhecimentos e também os aperfeiçoar. O RP, deste edital, teve suas ações no Instituto Federal Goiano no subprojeto Química nos campi Urutaí e Morrinhos, onde as atividades que serão relatadas ocorreram entre outubro de 2022 e junho de 2023 no campus Morrinhos. No desenvolvimento do projeto, houveram varias etapas, desde ambientação até a prática de regências o que permitiu conhecer o funcionamento da instituição e também do trabalho docente, acrescentando, além das experiências, diversos saberes docentes que só um programa com esse intuito poderia ofertar. A junção dos desafios e também êxitos no desenvolvimento do programa formam o caminho que foi e deve ser trilhado pelo licenciado."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7725_TB2290_15112023091945.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALYSON DIEGO SOUZA MORAES"
    "autor_nome_curto" => "KALYSON Diego"
    "autor_email" => "kalyson.moraes@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104651
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2290
    "inscrito_id" => 7725
    "titulo" => "DESAFIOS E BRILHANTURAS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO QUÍMICA"
    "resumo" => "O programa Residência Pedagógica é um programa do governo federal, que, pelo intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior permite que os residentes mergulhem em uma jornada no mundo da pedagogia. Por meio deste, os licenciandos têm oportunidades de vivenciar e ter diversas experiências numa escola, denominada de escola-campo, onde o estudante de licenciatura vai aprender, entender e colocar em prática seus conhecimentos e também os aperfeiçoar. O RP, deste edital, teve suas ações no Instituto Federal Goiano no subprojeto Química nos campi Urutaí e Morrinhos, onde as atividades que serão relatadas ocorreram entre outubro de 2022 e junho de 2023 no campus Morrinhos. No desenvolvimento do projeto, houveram varias etapas, desde ambientação até a prática de regências o que permitiu conhecer o funcionamento da instituição e também do trabalho docente, acrescentando, além das experiências, diversos saberes docentes que só um programa com esse intuito poderia ofertar. A junção dos desafios e também êxitos no desenvolvimento do programa formam o caminho que foi e deve ser trilhado pelo licenciado."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7725_TB2290_15112023091945.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALYSON DIEGO SOUZA MORAES"
    "autor_nome_curto" => "KALYSON Diego"
    "autor_email" => "kalyson.moraes@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O programa Residência Pedagógica é um programa do governo federal, que, pelo intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior permite que os residentes mergulhem em uma jornada no mundo da pedagogia. Por meio deste, os licenciandos têm oportunidades de vivenciar e ter diversas experiências numa escola, denominada de escola-campo, onde o estudante de licenciatura vai aprender, entender e colocar em prática seus conhecimentos e também os aperfeiçoar. O RP, deste edital, teve suas ações no Instituto Federal Goiano no subprojeto Química nos campi Urutaí e Morrinhos, onde as atividades que serão relatadas ocorreram entre outubro de 2022 e junho de 2023 no campus Morrinhos. No desenvolvimento do projeto, houveram varias etapas, desde ambientação até a prática de regências o que permitiu conhecer o funcionamento da instituição e também do trabalho docente, acrescentando, além das experiências, diversos saberes docentes que só um programa com esse intuito poderia ofertar. A junção dos desafios e também êxitos no desenvolvimento do programa formam o caminho que foi e deve ser trilhado pelo licenciado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.