A presente produção objetiva discutir a abordagem da diversidade cultural na prática docente no ensino de espanhol no sétimo ano do ensino fundamental. Trata-se de um relato de experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (PIBID) durante suas atividades desenvolvidas em uma escola da rede pública do estado do Pará no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Dessa forma a abordagem foi de caráter qualitativo e bibliográfico segundo indica Marconi y Lakatos (2003), onde foi trabalhado as teorias sobre letramento crítico de Baptista (2014), multiculturalismo e interculturalismo de Fleuri (2000), a colonialidade do saber de Lander (2000), assim como interculturalidade crítica y educação intercultural (WALSH, 2009), e vários outros autores que contribuíram para este relato. Durante as atividades vinculadas ao programa, que incluíam a observação da prática docente desenvolvida na instituição no ensino da língua espanhola e a proposição de dinâmicas relativas aos assuntos trabalhados, verificou-se que a abordagem pedagógica de ensino-aprendizagem foi predominantemente trabalhada a partir de uma perspectiva colonizadora e automatizada o que se deve ao material disponibilizado (livro didático) e a forma de troca e compartilhamento de conhecimento na abordagem do ensino da língua a partir de ilustrações sem vínculo social e sem relação com a realidade dos alunos e à falta de iniciativa intercultural, predominando assim a homogeneidade cultural.